WordPress anuncia plugin que registra dados na blockchain Ethereum

WordPress anuncia plugin que registra dados na blockchain Ethereum

O WordPress é uma das maiores plataformas usadas para criação de conteúdo no mundo. E agora ela permitirá que os usuários utilizem blockchain para registrar a autenticidade do conteúdo.

Isso será feito através de um plugin denominado WordProof, que funcionará com a blockchain Ethereum. Ele foi lançado na conferência London BlockDown 2020 3D na quinta-feira (22).

O plugin fornecerá provas de quem criou uma parte do conteúdo. Além disso, ele também entrega aos criadores – e aos leitores – a garantia de que nada foi alterado.

Além da Ethereum, o WordProof também funcionará nas blockchains EOS e Telos. Com isso, a ferramenta pode pode ajudar a lidar com questões de direitos autorais.

O WordPress atualmente é responsável por cerca de 37% de todos os sites e tem 60% do mercado de sistemas de gestão de conteúdo (CMS, na sigla em inglês).

Registro de tempo

O WordProof trabalhará com o conceito de registro de tempo (timestamp). Ele permite que os criadores registrem na blockchain Ethereum a data e hora em que o conteúdo foi criado

O registro de data e hora é importante, porque fornece uma impressão digital exclusiva, ou hash, para a versão mais recente do conteúdo que foi adicionado à blockchain.

Isso fornece prova de que o proprietário do conteúdo o criou e não foi editado ou adulterado. O mesmo recurso é utilizado pela empresa brasileira OriginalMy em sua plataforma PACDigital.

A prova do tempo de publicação pode ser usado para potenciais conflitos de direitos autorais. Ela também protege o autor e os conteúdos contra plágios e fraudes.

WordPress traz inovação a criadores de conteúdo

A visão da empresa é ser a ferramenta de carimbo de data e hora para uso em todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo e plataformas de e-commerce.

Segundo a chefe de produto da WordProof, Jelle van der Schoot, a nova ferramenta ajudará a cumprir esta missão

“Adicionar suporte para Ethereum marca um passo importante para alcançar esse objetivo, por isso estamos animados em dar as boas-vindas à comunidade Ethereum!”, disse.

O próprio site oficial do WordPress já possui três páginas de plugins ligados a criptomoedas. Um deles, um portal de pagamentos com criptomoedas, possui mais de 10 mil instalações ativas.

O outro é um widget de cotação de preços, com mais de 7 mil instalações ativas.

Já o terceiro foi lançado em abril deste ano. Ele permite que qualquer pessoa possa usar a plataforma para lançar uma exchange descentralizada (DEX, na sigla em inglês).

Leia também: CEO da MicroStrategy revela o que fará com os R$ 2 bilhões em Bitcoin

Leia também: Jogador do Botafogo lança sua própria criptomoeda

Leia também: TraderCaps: cápsula para day traders vira piada na internet

Forex Crypto News: Cripto Facil