Veterano dá dicas de como se tornar um trader de sucesso

Veterano dá dicas de como se tornar um trader de sucesso

Em 2020, o número de traders dobrou no Brasil. A rebote, vieram os youtubers e influenciadores que prometem milagres com operações de day trade.

Nesse sentido, o veterano Marcelo Ferreira explicou as principais diferenças entre quem faz um trabalho sério e quem atua como “marketeiro” prometendo milagres.

Além disso, deu dicas de como se tornar um trader de sucesso.

Gatilhos aplicados pelos marketeiros

Com exclusividade ao CriptoFácil, o investidor com 20 anos de experiência observou que o trader profissional vive de mercado, diferentemente do “marketeiro”.

Assim, quando um trader sério cria conteúdo no YouTube, por exemplo, ele apresenta uma argumentação técnica equivalente à sua experiência de mercado.

“Ele consegue passar realmente aquilo que ele vive no dia a da com as vitórias e com as perdas. Os ‘marketeiros’ estão sempre falando que o mercado é fácil. No nosso caso, a gente está sempre mostrando que o mercado é difícil, que é muita luta, que tem dias que vai perder dinheiro e tem dias que vai ganhar”.

Ferreira ainda comentou que, no Brasil, os iniciantes são fisgados por alguns gatilhos que os marketeiros aplicam.

Para tentar convencer os mais desavisados, esses vendedores de curso ostentam itens como carros de luxo e relógios caros. O objetivo é mostrar que o negócio é lucrativo:

“Isso o trader profissional não precisa fazer, muito pelo contrário: o profissional quer se privar. Porque hoje, no Brasil, é muito perigoso ficar mostrando ostentação. O trader profissional está muito mais preocupado em gerar o conteúdo”, destacou.

Trader profissional não vende ilusão

Segundo Marcelo Ferreira, o trader profissional não vende a ilusão, mas técnica. Seu objetivo é mostrar ao futuro investidor as situações reais de mercado. Já o “guru” está apenas focado em vender o curso.

Nesse sentido, o investidor explica que o trader iniciante, para se tornar profissional, precisa “saber filtrar”. E isso inclui: escolher onde aprender, que caminho seguir e não se prender a opiniões e grupos em redes sociais.

Ele explica que geralmente esses grupos e fóruns são criados para fisgar o investidor iniciante.

“Eu costumo dizer que, formar um trader independente, é muito melhor do que formar um dependente de sinal, dependente de uma opinião. Hoje, minha maior preocupação é formar o iniciante para que ele possa tomar sua própria decisão, seu próprio caminho”, explicou. 

Como se tornar um trader de sucesso

De acordo com Ferreira, para se tornar um trader de sucesso é fundamental ter uma técnica, foco, disciplina e liberdade de decisão.

Além disso, ele defende a aplicação de um gerenciamento de risco:

“O iniciante entra no mercado sem gerenciamento e segue arriscando 30, 40, 50 ou 60% do capital numa ordem. Isso é suicídio. Porque um trader profissional, ele tem que manter ali um gerenciamento de 0,6% a 1% e dependendo até menos do que isso.  

Mercado atual

Ao longo de seus 20 anos trabalhando como trader, Ferreira conta que a principal mudança no setor é o acesso à tecnologia e informação.

“A gente está enfrentando um mercado um pouco mais volátil, com um leque muito maior de oportunidades e com muitos produtos para operar”, observou.

Já a parte de execução gráfica e comportamental se manteve nesse período, segundo ele. Isso porque a análise gráfica não muda, mas a tecnologia pode ajudar:

“Hoje, o iniciante que está chegando tem muita informação. Na minha época, eu ia atrás de livros e, se quisesse treinar gráficos, usava papel milimetrado. E hoje não, você pode executar sua técnica direto no computador em tempo real”, ressaltou.

Por outro lado, ele pondera que esse excesso de informação pode atrapalhar o iniciante. Portanto, é preciso saber dosar.

Leia também: Traders apostam no Bitcoin a R$ 230 mil em 2021

Leia também: Pandemia faz aplicativo valer mais do que petrolífera bilionária

Leia também: Semana das criptomoedas: youtuber ironiza vendedores de curso, cápsula traders vira piada e analista indica 10 criptomoedas para investir

Forex Crypto News: Cripto Facil