Veja 5 indicadores do mercado de criptomoedas que merecem atenção

Veja 5 indicadores do mercado de criptomoedas que merecem atenção

À primeira vista, analisar os mercados de criptomoedas pode parecer mais fácil do que os mercados tradicionais.

Isso porque a tecnologia blockchain tem mais transparência incorporada, permitindo que qualquer pessoa analise e faça auditoria dos dados da rede.

No entanto, isso também traz outros desafios para se concentrar em números que fornecem insights sobre as tendências de preços atuais e futuras.

Muitos deles são particulares do mercado de criptomoedas, o que requer mais atenção do investidor.

Philip Gradwell, economista-chefe da empresa de inteligência de blockchain Chainalysis, expôs cinco indicadores obrigatórios para todos os investidores.

Fluxo de entrada nas exchanges

Gradwell afirmou:

“O primeiro indicador que vejo todos os dias são as entradas (de dinheiro) nas exchanges.”

Isso faz sentido, afinal, existe uma relação entre o fluxo de entrada e saída de dinheiro e o preço dos criptoativos.

Os investidores normalmente transferem criptomoedas para exchanges quando desejam vendê-las. Por outro lado, eles assumem a custódia direta de seus ativos quando estão otimistas com o mercado.

Um aumento nas entradas de dinheiro e criptomoedas em exchanges, durante um mercado de alta, pode ser considerado um sinal de falta de confiança dos investidores na tendência de alta.

“Quando você vê grandes fluxos de entrada, é hora de ser cauteloso”, acrescentou Gradwell.

Intensidade das negociações

Para determinar o impacto dos influxos no lado da oferta, os investidores devem ficar de olho no lado da demanda.

Isso pode ser feito com a ajuda da métrica de “intensidade de comércio”. Ela mede o número de vezes que uma criptomoeda depositada na exchange é negociada.

Um aumento na intensidade das negociações mostra que os compradores estão superando os vendedores. Esse é um sinal da força da tendência.

“Isso nos diz quantas pessoas estão dispostas a comprar Bitcoins enviados para as exchanges”, disse Gradwell.

Em meio à alta no preço do Bitcoin, exchanges rastreadas pela Chainalysis receberam um total de 106.519 Bitcoins na quarta-feira (21). Esta foi a maior entrada diária desde 2 de outubro.

Fluxo entre exchanges

Os investidores podem comprar criptomoedas com moedas fiduciárias, como o dólar. Eles também podem usar stablecoins lastreadas no dólar, como a USDT.

As exchanges que dão suporte para moedas fiduciárias facilitam a troca de dólares por criptomoedas. Já nas exchanges onde há apenas criptomoedas, as stablecoins são usadas como uma porta de entrada para as operações.

Os fluxos entre as exchanges trazem informações importantes. Neles os investidores podem determinar se o mercado é impulsionado por compradores fiduciários (como instituições) ou por operadores de USDT.

Por exemplo, o fluxo líquido de trocas entre criptomoedas e moedas fiduciárias para trocas apenas entre criptomoedas sugere que o mercado é dominado por comerciantes de stablecoins.

Nesse cenário, um aumento na emissão do stablecoin poderia ser considerado um indicador importante de uma recuperação de preços iminente.

Liquidez

Liquidez é a relação média entre os fluxos líquidos e brutos dos ativos de uma entidade (pessoa ou empresa).

Isso é medido ao longo da vida da entidade, em todos os endereços controlados por ela.

A Chainalysis define entidade líquida como aquela que envia, em média, pelo menos 25% dos criptoativos que recebe. Já entidade ilíquida é aquela que envia menos de 25%.

Essencialmente, uma entidade ilíquida é aquela que acredita nas perspectivas de longo prazo da criptomoeda. Por isso, ela acumula, fazendo o chamado hold.

Um aumento sustentado no número de entidades ilíquidas é um sinal de forte sentimento de acumulação e um indicador de alta.

Transferência de valor entre exchanges

A transferência de valor se refere ao montante, em dólares, de criptomoedas que são transferidas em um determinado dia. Esse valor é analisado através dos dados de cada blockchain.

Essencialmente, ele indica se o uso da blockchain está sendo frequente ou não. O indicador geralmente é positivo quando vem acompanhado por um aumento na contagem de transações.

“Quando há maior uso de uma criptomoeda, há mais demanda, e isso aumenta o preço”, disse Gradwell.

Leia também: Criptomoedas superam ações em mercado temendo a Covid-19

Leia também: Baleias controlam quase 50% dos Bitcoins disponíveis

Leia também: Tribunal de São Paulo promove curso sobre criptomoedas para juízes

Forex Crypto News: Cripto Facil