Universidade da Coreia do Sul utiliza tecnologia blockchain para evitar riscos do Coronavírus

Universidade da Coreia do Sul utiliza tecnologia blockchain para evitar riscos do Coronavírus

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, na Coreia do Sul, (POSTECH) deve emitir diplomas armazenados em blockchain para seus novos graduados.

Na sexta-feira, 07 de fevereiro, os 828 novos graduados da POSTECH receberam uma carta de e-mail com um QR Code vinculado ao seu diploma armazenado em blockchain. Os diplomas foram criados pelo serviço de certificação baseado em blockchain “broof”. Lançado em maio de 2019 pela empresa coreana ICONLOOP, o serviço permite aos usuários emitir, gerenciar e visualizar certificados online através da rede pública de blockchain do ICONLOOP.

Risco de contágio impulsiona uso da blockchain

De acordo com o jornal local MBN, a medida foi tomada por causa dos riscos da epidemia de Coronavírus na Ásia, que já matou mais de 600 pessoas apenas na China. Dessa forma, a POSTECH acredita que não é mais seguro que os estudantes se reúnam em uma cerimônia de graduação. Em vez de adiar o evento, o governo decidiu dar aos alunos a opção de obter seus diplomas online.

“Após o novo Coronavírus, é impossível realizar uma cerimônia de formatura a tempo”, disse um funcionário da POSTECH à MBN. “Agora, mesmo que um estudante não visite a escola para receber o diploma, ele pode obter um digital on-line. grau garantido pela tecnologia blockchain.”

A POSTECH já havia usado a tecnologia da broof em junho de 2019, quando emitiu certificados de blockchain para os graduados em seu curso de CEO de blockchain, disse a MBN. Comparado aos diplomas online tradicionais, os certificados baseados em blockchain ainda possuem mais vantagens, como não estarem sujeitos a falsificação ou alteração. Os destinatários podem acessar as informações através de um caminho criptografado.

Enquanto isso, outras instituições de ensino superior também estão experimentando credenciais acadêmicas digitais. O MIT Media Lab, por exemplo, está construindo um conjunto de ferramentas para armazenar e gerenciar certificados assinados na blockchain do Bitcoin.

Leia também: Acoer usa blockchain para rastrear coronavírus em tempo real

Forex Crypto News: Cripto Facil