Toyota anuncia criação de Blockchain para desenvolvimento da tecnologia

Toyota anuncia criação de Blockchain para desenvolvimento da tecnologia

Uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, a Toyota comunicou nesta terça-feira, dia 17 de março a criação do Toyota Blockchain Lab. O projeto visa o desenvolvimento e implementação da tecnologia blockchain em seus veículos e processos. Segundo o anúncio da empresa os desenvolvimentos serão feitos também em parceria com empresas externas com o objetivo de tornar a Toyota uma “empresa de mobilidade” com foco em adaptar seus veículos a cidades inteligentes.

De acordo com as informações, o laboratório possui quatro áreas de concentração, uma das quais é o gerenciamento de identidades. Após o anúncio, o BUILD, uma iniciativa blockchain de propriedade da Securitize, divulgou vários detalhes sobre seu trabalho com o Toyota Blockchain Lab.

“No passado, os usuários precisavam se registrar e verificar a si mesmos para cada plataforma ou serviço usado, o que pode ser demorado e caro. Isso pode ser evitado através da descentralização, que envolveria a verificação da identidade de um indivíduo ou empresa uma vez e, em seguida, permitiria que as informações fossem compartilhadas com segurança, de uma maneira permitida. Isto é, através de uma blockchain cujo acesso não é público, mas requer autorização para cada uma das partes envolvidas no processo”, destacou a empresa citando um dos casos de uso que fazem parte da pesquisa.

A Toyota detalha ainda um segundo caso de uso que está relacionado aos próprios veículos e à capacidade de acumular informações sobre o carro ao longo de sua vida útil. Por exemplo, se um carro receber um serviço ou for reparado, essa transação poderá ser rastreada por ambas as partes, pelo fornecedor e pela companhia de seguros. Usando uma blockchain, essas informações podem ser compartilhadas. Os tipos de informações armazenadas podem incluir informações sobre propriedade, quilometragem e reparo, o que permitiria uma avaliação em tempo real do carro.

“Além disso, existe o potencial de novas aplicações, incluindo transações de veículos para pedágios, estacionamento ou carregamento elétrico. Outros aplicativos de mobilidade incluem compartilhamento de carro”, disse.

A Toyota destacou o que chamou de “digitalização de valor”. A propriedade do carro pode ser simbolizada e essas informações também podem ser usadas para arrendamentos e contratos de serviço. As empresas que fazem parte do Grupo Toyota já testaram a tecnologia blockchain. No início deste ano, a Toyota Leasing na Tailândia emitiu um vínculo corporativo usando a plataforma blockchain da Thai Bond Market Association.

A Toyota está trabalhando com a Universidade de Tóquio e a empresa de energia renovável, TRENDE, para estudar o comércio de eletricidade baseado em blockchain, usando baterias de carros para armazenar energia excedente. E na área de marketing, a montadora esteve envolvida em experimentos para rastrear anúncios digitais.

Leia também: Proposta de Paulo Guedes para a economia deve incluir blockchain

Forex Crypto News: Cripto Facil