Steem se divide com sucesso e HIVE já está ativa

Steem se divide com sucesso e HIVE já está ativa

Após semanas de confrontos entre a comunidade Steem e o CEO do TRON, Justin Sun, o hard fork Hive foi ativado com sucesso. A primeira versão do protocolo Hive é uma cópia da cadeia de blockchain Steem existente, mas algumas pequenas alterações no código Hive foram incluídas com o objetivo de aumentar a descentralização da rede.

“Hoje fizemos história e fizemos juntos. Somos uma comunidade que decidiu que vale a pena lutar pelos nossos valores e crenças fundamentais na descentralização. Hive: um blockchain criado para a comunidade, pela comunidade”, diz o anúncio publicado na conta oficial do Twitter, após o fork.

Dessa forma, a plataforma de microblog Hive também ganhou vida para criação de conteúdo, construindo comunidades com interesses específicos onde a interação social é incentivada. Os usuários logo começaram a se manifestar através de postagens, incluindo um diálogo com Vitalik Buterin sobre o hard fork.

Na última sexta-feira, 20 de março, os nós, ou testemunhas que apoiaram o hard fork proposto pela comunidade Steem, atualizaram seu software, marcando sua separação com a Steemit Inc., de Justin Sun. Naquele momento, todos os usuários que apoiavam a descentralização tinham automaticamente uma conta de acesso à plataforma Hive, através da qual eles receberam os tokens HIVE correspondentes.

Vale ressaltar que, apesar de anunciar descentralização, todas as contas que apoiaram as ações executadas no início de março por Sun continuaram a existir na rede Steem, mas não eram elegíveis para receber os tokens HIVE.

A comunidade também se certificou de criar o que eles chamaram de “Hive Desentralized Fund” (DHF), um pool de recursos que visa impedir que a blockchain seja “tomada” como aconteceu no caso Steem x Tron. No entanto, o Hive Development Fund não será utilizável até que uma futura atualização de rede seja implantada.

Apesar do apoio de diversas exchanges (incluindo a Binance), até o momento o HIVE não foi listado por praticamente nenhuma empresa. Somente a Bittrex, no momento da publicação deste artigo, disponibilizou pares de negociação em BTC e HBD para a nova criptomoeda.

Enquanto isso, as medidas implementadas por Justin Sun continuam causando polêmica no ecossistema de criptomoedas. Aos olhos de muitos, a disputa de Sun com a comunidade Steem representou uma completa perda de valor para a plataforma, incluindo o Steemit. Porém, não se trata apenas do valor do STEEM, mas de “valor na forma de propriedade intelectual, marca e desenvolvedores experientes de blockchain e front-end”. Todos os desenvolvedores de Steem desistiram de continuar a cooperar logo após ele assumir a plataforma.

Sun não fez uma declaração oficial sobre o hard fork ou sobre as medidas que o Steem adotará no futuro, o que é conhecido no momento, é a onda de comentários de usuários do Steemit que denunciam censura no blog.

Leia também: Hard fork da Steem será apoiado por Binance e Huobi; valor do token sobe

Forex Crypto News: Cripto Facil