Satoshi Nakamoto não criou o Bitcoin sozinho, revela desenvolvedor que trabalhou com ele

Satoshi Nakamoto não criou o Bitcoin sozinho, revela desenvolvedor que trabalhou com ele

O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, não desenvolveu o criptoativo sozinho. A informação foi dada pelo desenvolvedor Laszlo Hanyecz.

Hanyecz é um dos ícones da história do Bitcoin. Além de ter sido um dos desenvolvedores iniciais que trabalharam ao lado de Satoshi no desenvolvimento do BTC após seu lançamento, também foi responsável pela primeira transação de compra com BTC, a famosa compra de 2 pizzas por 10 mil Bitcoins.

Agora, mais de 10 anos depois da criação do Bitcoin, Hanyecz resolveu revelar fatos sobre o desenvolvimento da criptomoeda.

Satoshi não trabalhou sozinho

Segundo o desenvolvedor, Satoshi procurou ajuda de criptógrafos externos antes do lançamento do Bitcoin. Embora não tenha ficado claro como esta ajuda foi prestada, Hanyecz sugere que eles revisaram o código do BTC.

Tudo ocorreu devido a escolha de Satoshi da curva elíptica secp256k1. O uso dessa curva, na época, era incomum. Contudo, a curva escolhida por Satoshi é mais eficiente e também torna menos provável um ataque ao código do BTC.

Satoshi revela ajuda

Ainda segundo o desenvolvedor, em algum momento, ele enviou um e-mail a Satoshi perguntando por que ele escolheu essa curva específica. O criador do BTC então respondeu:

“Eu tinha um monte de gente olhando e eles me disseram que isso era bom.”

Em outra ocasião, segundo Hanyecz, Satoshi também teria revelado, novamente sem entrar em detalhes, que a criação do Bitcoin envolveu tentativas e erros. Em outras palavras, o criador do BTC já teria feito outros projetos antes.

Satoshi revelou:

“Demorei alguns anos […] fiz algumas tentativas. Estou trabalhando nisso há um tempo.”

Entretanto, Hanyecz não divulgou nenhum dos e-mails que afirma ter trocado com Satoshi.

Quem é Satoshi Nakamoto

As revelações jogam ainda mais luz sobre quem é o criador do Bitcoin. Recentemente, diversos especialistas têm apontado para o criador do hashcash, Adam Back.

O sistema criado por ele ajudou a lançar a base para o Bitcoin. Além disso, ele relata ter sido a primeira pessoa com quem Satoshi conversou sobre o BTC.

Leia também: Satoshi Nakamoto e Lazlo Hanyecz inventaram GPUs para proteger Bitcoin, afirma desenvolvedor

Leia também: BTC supera 74% de rentabilidade anual enquanto Ibovespa segue negativa

Leia também: Usuários adotam SegWit e economizam 40% nas taxas com Bitcoin, aponta pesquisa

Forex Crypto News: Cripto Facil