Quem é Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin? Saiba tudo sobre ele

Quem é Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin? Saiba tudo sobre ele

Satoshi Nakamoto ficou marcado por sua criação. Existem muitas invenções que foram imprescindíveis na história da humanidade, mas que não possuem um criador específico conhecido. A roda, a agricultura e a escrita são algumas delas. E nesse mesmo rol de grandes invenções está o Bitcoin. Afinal, mais de 10 anos depois de sua criação e ninguém ainda sabe responder: quem é Satoshi Nakamoto?

A única coisa que se sabe é que Satoshi Nakamoto é o nome atribuído ao criador do Bitcoin. A primeira mensagem enviada pelo desconhecido foi justamente o anúncio da criação do Bitcoin, em outubro de 2008. Na ocasião, Satoshi anunciou que estava “trabalhando em um novo sistema de caixa eletrônico totalmente ponto a ponto, sem terceiros de confiança.”

White paper do Bitcoin
White paper do Bitcoin publicado

 

Após lançar o white paper, Satoshi lançou primeira versão do cliente de software Bitcoin em 2009. Durante os dois anos seguintes, ele participou no projeto via listas de discussão, contando com a ajuda de outras pessoas. Desde então, Bitcoin e Satoshi Nakamoto caminham lado a lado – ou quase. Muitas dessas pessoas são hoje especuladas como sendo o verdadeiro Satoshi, como veremos no decorrer do texto.

Nakamoto trabalhou com pessoas da equipe de código aberto (open source), mas teve o cuidado de nunca revelar nada pessoal sobre si mesmo. Ele finalmente começou a participar menos da comunidade até que no final de 2010, desapareceu completamente. A última mensagem de Satoshi no famoso fórum Bitcointalk foi de 11 de dezembro de 2010.

Satoshi "deixa o Bitcoin" para Gavin Andressen
Satoshi “deixa o BTC” para Gavin Andressen

Quem criou o Bitcoin?

Após essa mensagem, Satoshi escreveu sua despedida final dizendo que estava “partindo para outros projetos.” Ele deixou Gavin Andressen como uma espécie de representante seu junto à comunidade, e então sumiu. Nenhum outro post, documento ou qualquer coisa escrita por Satoshi foi identificada desde então.

Bitcoin e Satoshi Nakamoto

Muitas pessoas estudam esses documentos – que possuem um grande valor histórico – em busca de sinais que ajudem a descobrir sua identidade. No entanto, a tarefa tem sido difícil. Nem mesmo os Bitcoins que Satoshi acumulou jamais foram gastos ou enviados para exchanges, o que dificulta o seu rastreamento. 

Quem é Satoshi Nakamoto?

Por conta desse segredo – um dos mais bem guardados da história moderna – nos últimos anos, houveram muitas especulações a respeito de quem pode ser a pessoa por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto. Ou se há apenas uma pessoa por trás dele. Neste texto, vamos conhecer algumas teorias sobre pessoas que podem ser Satoshi:

  • Wei Dai;
  • Lazlo Hanyecz;
  • Dorian Nakamoto;
  • Hal Finney;
  • Nick Szabo;
  • Craig S. Wright;
  • Teoria do grupo.

Wei Dai

Wei Dai
Wei Dai

Wei Dai foi tão bem-sucedido para esconder sua verdadeira identidade quanto Satoshi. No entanto, o trabalho de Dai foi um dos poucos citados por Satoshi nas referências do white paper do Bitcoin. Por isso, ele naturalmente consta como um dos candidatos ao posto. Mas ele sempre negou ser o criador do Bitcoin.

Os trabalhos de Dai demonstram grande expertise em criptografia. Sua principal criação foi o b-money, um sistema de pagamento que funcionava de forma muito similar à blockchain do BTC. Isso reforça a hipótese de que Dai foi o criador da criptomoeda. Note a semelhança entre alguns conceitos do b-money e o Bitcoin: 

  • As transações do b-money eram registradas em uma espécie de livro-razão;
  • Este livro-razão teria cópias distribuídas entre os computadores;
  • Cada cópia era atualizada sempre que uma transação era executada;
  • Uma atualização desse sistema exigiria o “depósito” de fundos para o registro de transações, algo semelhante à mineração de prova de participação (Proof of Stake).

Lazlo Hanyecz

Lazlo Hanyecz
Lazlo Hanyecz

Se você já ouviu – e comemorou – sobre o Bitcoin Pizza Day, Lazlo Hanyecz foi um dos responsáveis pela sua criação. Em 22 de maio de 2010, ele realizou a primeira compra com pagamento em Bitcoin na história. Foram duas pizzas pagas por 10 mil Bitcoins. A data ficou famosa e serve como comemoração para muitos entusiastas.

De fato, os dois, Satoshi e Hanyecz, chegaram a trocar mensagens. Este enviou um e-mail a Satoshi com seu código de minerador de GPU. Por sua vez, Satoshi compartilhou com ele sua versão do código que ele havia preparado em caso de um ataque de 51% à rede do Bitcoin. Contudo, não existem evidências que apontem que Hanyecz seja Satoshi – ele mesmo já admitiu que o criador do Bitcoin inventou mineração GPU antes dele.

Dorian Nakamoto

Dorian Satoshi Nakamoto
Dorian Satoshi Nakamoto

Um descendente de orientais, desenvolvedor de software e que tem o mesmo nome do criador do Bitcoin. Obviamente que Dorian Satoshi Nakamoto (sim, esse é seu nome oficial) não poderia ficar de fora. Dorian negou, mais de uma vez, ser o criador do Bitcoin. Mesmo assim, acabou se tornando o rosto “oficial” da criptomoeda em memes e outras publicações.

A especulação sobre ele surgiu em março de 2014. Na ocasião, uma matéria da Newsweek foi escrita pela colunista Leah Goodman. O texto, intitulado “The Face Behind Bitcoin” (O Rosto por Trás do Bitcoin, em tradução literal) trouxe o nome de Dorian. Ele era um físico aposentado e engenheiro que chegou a trabalhar para o governo norte-americano.

Hal Finney

Hal Finney
Hal Finney

Harold Thomas Finney II, ou simplesmente Hal Finney, é um dos nomes mais importantes da história do Bitcoin. Ele foi uma das primeiras pessoas a rodar um nó completo do Bitcoin, em 11 de janeiro de 2009. E também foi ele quem recebeu a primeira transação de Bitcoin na história — transação que veio do próprio Satoshi Nakamoto.

Muito além disso, Finney é responsável por realizar diversas contribuições para a rede do Bitcoin. Ele desenvolveu o conceito de chaves de criptografia assimétricas. Além disso, participou do mesmo grupo de discussões onde o whitepaper do Bitcoin foi divulgado. E para completar a teoria, ele morava a poucas quadras da casa do “suspeito” anterior, Dorian.

No entanto, ele sempre negou ser a pessoa por trás de Satoshi. Parte dos Bitcoins recebidos por ele inclusive foram gastos no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que acabou tirando sua vida em 2014. Seu corpo foi criogenado e preservado na esperança de um dia encontrarem a cura da doença e poder revivê-lo.

Nick Szabo

Nick Szabo
Nick Szabo

Nick Szabo é um dos principais polímatas da comunidade de criptomoedas. Ele é jurista, criptógrafo e já escreveu diversos tratados sobre os dois temas, além de tratados econômicos. E ele já possuía envolvimento com moedas digitais antes mesmo da criação do Bitcoin.

Entre 1998 e 2005, Szabo desenvolveu um mecanismo para uma moeda digital descentralizada que ele chamou de “Bit Gold”. Apesar de não ter sido implementado, muitos consideram este o precursor do Bitcoin. Ele também se manteve em silêncio desde a aparição do Bitcoin até meados de 2009, quando citou a criptomoeda em seu blog

Além disso, Szabo é considerado um dos criadores do conceito de contratos inteligentes. Ele chegou a escrever um artigo sobre este tema em 1997. Isso, somado ao silêncio quanto à primeira criptomoeda, despertam suspeitas de que ele estava envolvido na criação do Bitcoin. No entanto, Szabo sempre negou ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto.

Craig S. Wright

Craig S. Wright

Em agosto de 2015, a revista Wired escreveu uma matéria que revelava a suposta identidade de Satoshi Nakamoto. Segundo a matéria, o criador do Bitcoin seria Craig Steven Wright, um empreendedor e criptógrafo australiano. Wright era professor e pesquisador na Universidade Charles Sturt.

Ao contrário dos demais nomes da lista, Wright sempre afirmou que ele era Satoshi Nakamoto. A admissão começou em 2016 e desde então ele sempre tem falado sobre o Bitcoin como se fosse Satoshi. No entanto, até hoje ele não forneceu nenhuma evidência segura para provar suas alegações.

Teoria do grupo

Bitcoin foi criado por um grupo?
Bitcoin foi criado por um grupo?

E se, ao invés de um criador, o Bitcoin fosse obra de todas essas mentes juntas? Ele é uma ferramenta extremamente complexa, que resolve diversos problemas monetários e computacionais. Devido a essa complexidade, muitos acreditam que seria impossível existir um criador para o Bitcoin, e que sua criação só poderia ser um trabalho de grupo.

O código do Bitcoin está longe de ser perfeito. No entanto, ele estava extremamente bem escrito e detalhado. Isso deixa: duas alternativas: ou Satoshi é um super gênio ou é um grupo de pessoas. De fato, ele pode até ser uma união dos esforços de todos que estão nesta lista. Afinal, todos eles possuem características em comum:

  • São pessoas com pensamento libertário;
  • Possuem conhecimentos avançados em criptografia e, muitos casos, em economia;
  • Fizeram contribuições para o Bitcoin após o seu surgimento ou antes deles;
  • Criaram tecnologias que foram adotadas por Satoshi e incorporadas ao Bitcoin.

Dois deles, Wei Dai e Nick Szabo, são citados diretamente no white paper do Bitcoin. E um projeto dessa magnitude demanda além de profundo conhecimento em diversas áreas, um grande esforço para programar. Por isso, a teoria do grupo é uma das mais aceitas entre os entusiastas do Bitcoin para explicar sua criação.

Satoshi hoje

Mesmo depois de 10 anos do surgimento do Bitcoin, ninguém sabe que é Satoshi hoje. O criador do Bitcoin conseguiu um feito impressionante em se manter totalmente anônimo para sempre. Ainda por cima, ele conseguiu criar um projeto que não depende de sua presença – física ou virtual – para ser executado.

Atualmente, existe uma organização intitulada Nakamoto Institute, cujos materiais são gratuitos. O site possui diversas mensagens, e-mails e outras comunicações que Satoshi Nakamoto enviou durante o período em que ele esteve ativo. Apesar de muitas análises, ninguém conseguiu descobrir pistas concretas sobre a identidade de Satoshi.

Leia também: Como o valor do Bitcoin é determinado? Entenda o cálculo

Leia também: As 5 melhores carteiras de criptomoedas

Leia também: Carteiras de criptomoedas: confira as melhores opções para usar com segurança

Forex Crypto News: Cripto Facil