Político cita Bitcoin como possível moeda de reserva global

Político cita Bitcoin como possível moeda de reserva global

O Bitcoin é uma das poucas alternativas ao dólar como moeda de reserva global. Foi o que disse Stephen Harper, economista e ex-primeiro-ministro do Canadá.

A fala ocorreu durante uma entrevista com Jay Martin, do programa Cambridge House. Inicialmente, Harper reconheceu que o dólar estava em tendência de baixa no mundo inteiro.

No entanto, ele afirmou que existem poucas alternativas internacionais viáveis entre as moedas fiduciárias. Harper citou o ouro e, de forma surpreendente, o Bitcoin

“A menos que os EUA se tornem uma catástrofe, é difícil ver qual é a alternativa para o dólar americano como a principal moeda de reserva do mundo. Tem o ouro, Bitcoin, uma cesta inteira de coisas, certo?”, disse.

Apesar disso, Harper se mostrou cético quanto à perda de força do dólar. Ele acredita que ouro, Bitcoin e outras moedas podem ser alternativas. Mas a moeda norte-americana ainda será líder.

“Acho que você verá que o número de coisas que as pessoas usam como reservas aumentará, mas o dólar americano ainda será a maior parte disso”, disse.

Criptomoedas não serão reserva de valor

Harper também falou sobre as características principais de uma moeda. Ele reforçou o tripé reserva de valor, moeda de troca e unidade de conta.

Ele enfatizou que não é um especialista quando se trata de criptomoedas. Porém, afirmou não ver como elas funcionam como uma reserva de valor. E, segundo ele, isso é algo “bastante crítico” para uma moeda.

Para o ex-ministro, o Bitcoin é certamente um meio de troca, e pode vir ser uma unidade de conta. Mas ele afirma não enxergar como o Bitcoin pode atuar como reserva de valor.

“Eu, como investidor, não tenho ideia do que esse investimento (em Bitcoin) representa”, disse ele.

Moedas digitais de bancos centrais

O assunto de moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês) também foi abordado. E para o ex-ministro, a criação de CBDCs é bastante preocupante.

Segundo Harper, as CBDCs podem ser uma evolução de mercado. Mas parte delas soa mais como “experimentos malucos” por parte dos bancos centrais.

“Em última análise, se você tem uma moeda digital e o objetivo do banco central é controlar a inflação e criar uma moeda estável e estabilidade de preços, então a moeda digital é apenas uma espécie de evolução do mercado. Mas se fizerem parte de uma série do que considero experimentos malucos sobre o papel do banco central, então isso me preocupa muito”, disse.

Leia também: Bitcoin pode passar de R$ 600.000 até agosto, diz veterano

Leia também: Dispositivo permite transações de Bitcoin sem uso de internet

Leia também: Golpe usa imagem de Elon Musk e rouba R$ 2,5 milhões em Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil