Plataforma que agrupa dados médicos é desenvolvida sobre a blockchain Factom

Plataforma que agrupa dados médicos é desenvolvida sobre a blockchain Factom

A Factom, empresa que desenvolve soluções sobre blockchain para diferentes segmentos, anunciou por meio de um comunicado encaminhado ao CriptoFácil o desenvolvimento da HealthNet. Trata-se de uma plataforma para organizar dados médicos de pessoas registradas, cuja previsão de lançamento inicial é para o segundo trimestre de 2020.

Blockchain e saúde

Desenvolvida em parceria firmada entre a Factom e a Consensus Networks, um operador de nós da rede responsável por organizar a descentralização, a HealthNet é uma plataforma para compartilhamento de dados que visa facilitar a vida de pacientes hospitalares e funcionários do ramo. Segundo o anúncio, será possível trocar dados sensíveis de acordo com as regras de compliance, utilizando os métodos de criptografia da blockchain Factom.

Casos de uso iniciais da HealthNet incluem rastreamento de prescrições de medicamentos, seguros e coordenação entre fornecedores de medicamentos e pacientes de doenças crônicas.

O CEO da Consensus Networks Nathan Miller, que é também o principal desenvolvedor por trás do projeto HealthNet, afirmou:

“Hoje, sistemas globais de saúde são sinônimos de papelada, documentação e complicações. A gestão de registros de saúde, em particular da área de compartilhamento de dados, já passou da hora de ser reformulada. Gerir dados em plataformas descentralizadas tem o potencial de transformar serviços de saúde como nós conhecemos. Nós escolhemos lançar a HealthNet no protocolo Factom por conta de suas características únicas, incluindo alta capacidade de transferência, custos baixos e emissão segura de dados, tornando a integração com sistemas empresariais fácil e efetiva.”

O protocolo Factom é uma blockchain de nível empresarial que recentemente passou a ser utilizada pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, pela Fundação Bill e Melinda Gates e outras grandes empresas. Greg Forst, diretor de marketing do projeto, afirmou:

“A decisão da Consensus Networks de utilizar a rede Factom é mais uma prova de que o nosso protocolo é uma fundação de qualidade para a construção de um ecossistema blockchain. Dentre os casos de uso agora construídos sobre a rede Factom estão soluções de áreas como segurança, energia, saúde e gestão de identidade.”

A HealthNet foi desenvolvida internamente na Consensus Networks por meio de uma rodada fechada de financiamento, que contou com a participação dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. A segunda rodada de financiamento já está em curso.

O lançamento da plataforma HealthNet da Consensus Networks na rede Factom é acompanhada por notícias de que a Consensus recebeu um investimento de US$50 mil do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Leia também: ZHealth: projeto brasileiro une medicina e blockchain

Forex Crypto News: Cripto Facil