Planilha compara “avisos” de Samy Dana com valorização do Bitcoin

Planilha compara "avisos" de Samy Dana com valorização do Bitcoin

Samy Dana é um famoso economista que se mostra contrário ao Bitcoin (BTC). Recentemente, Dana afirmou não ter nada contra o criptoativo, mas não vê o BTC como moeda.

Em diferentes oportunidades ao longo dos últimos seis anos, o economista sempre aconselhou evitar a compra de criptomoedas.

Contudo, o BTC continuou valorizando e dando expressivos retornos, apesar de todos os avisos. Agora, uma planilha data os avisos de Dana e compara a valorização com o preço atual.

Samy Dana e o Bitcoin

Ao todo, foram 15 vezes nas quais Samy Dana fez afirmações contrárias à compra de Bitcoin. Todas foram registradas na planilha compartilhada por Ricardo Reis no Twitter.

Na imagem abaixo, as informações da planilha — intitulada “Samy Dany avisou — são exibidas. Além de todos os “avisos”, são exibidos a rentabilidade, um resumo sobre quem é Samy Dana e a cotação atual do BTC:

Em especial, o aviso número 5 feito em 2015 foi oposto por uma valorização de quase 13.000%.

Não apenas as afirmações e valorizações posteriores são exibidas, como também as fontes.

A planilha foi compartilhada como resposta a uma publicação do economista Fernando Ulrich, feita também no Twitter.

A publicação de Ulrich, por sua vez, compartilhou uma lista feita pela QR Capital com outras vezes em que Dana criticou o BTC.

Leigos sobre o assunto aproveitaram para perguntar de forma franca para que serve o Bitcoin. Contudo, os comentários se perderem em meio às duras críticas tecidas contra Samy Dana.

Economista odeia o BTC?

Embora seja taxado pela esfera das criptomoedas como um “hater” do Bitcoin, Dana se explicou durante um episódio do Master Podcast.

O economista aproveitou o espaço para explicar sua relação com o BTC:

“Eles [os criptoativos] têm um potencial gigante. Agora, quando a gente fala de moeda, (…) do ponto de vista econômico, uma moeda precisa ser aceita (…) As criptomoedas ainda não são aceitas. Isso quer dizer que vai ser sempre assim? Não. Não quer dizer. Eu acho a tecnologia incrível”, destacou.

Porém, ele manteve os avisos sobre Bitcoin e demais criptoativos serem perigosos.

Leia também: Bitcoin pode romper os US$ 20 mil no meio desta semana

Leia também: Trader que transformou 0,2 BTC em R$ 500 mil indica 5 criptomoedas

Leia também: Milicianos e traficantes do Rio estão lavando dinheiro com Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil