O que são e como identificar pirâmides financeiras?

O que são e como identificar pirâmides financeiras?

Hoje iremos falar sobre um dos golpes mais comuns e que mais afetam a realidade de várias pessoas: o esquema de pirâmide financeira.

As pirâmides financeiras funcionam de forma característica. Na tentativa de aplicar esse golpe, algum indivíduo recruta uma determinada quantidade de pessoas afirmando se tratar de um tipo de investimento de marketing multinível.

A proposta da empresa é pedir uma quantia inicial para o recrutado como taxa de entrada. O dinheiro, que a empresa não especifica para onde vai, acaba servindo como pagamento de quem está em um nível acima na pirâmide.

Por exemplo, o golpista recruta 3 vítimas, que pagam R$ 10 mil como taxa de entrada. O golpista fica com esse dinheiro e incentiva que as três vítimas recrutem mais três novos membros cada, somando assim mais nove membros.

E assim a empresa vai sendo construída, com cada vez mais pessoas sendo recrutadas e usando o seu dinheiro para bancar quem está no topo.

A questão é que, em algum momento, a pirâmide vai ficar insustentável. Não vai ter gente o suficiente para bancar quem está em cima da base recebendo os tais dividendos.

Dessa forma, todos acabam perdendo o seu dinheiro e quem está no topo da pirâmide sai lucrando com tudo isto.

E como se identifica uma pirâmide financeira?

Existem algumas características muito comuns entre esses golpes, e conhece-las pode acabar te impedindo de cair neles! Dentre elas a ausência de informações sobre o produto.

Como dito no tópico anterior, em casos de pirâmide financeira, os “investidores” conhecem pouco ou nada sobre o produto que vão vender.

Estão focados, simplesmente, em anunciar o negócio e recrutar novas pessoas para investir com eles para. Assim, é a forma que elas encontram de auferir lucro.

Portanto, caso você seja abordado sobre uma possibilidade de negócio onde a venda do produto esteja em segundo plano, fique atento!

Promessa de lucros exorbitantes, dinheiro fácil, retorno garantido

Essa característica é muito presente nesse tipo de esquema. Aquela promessa de 5% ao dia, 100% em um mês, retorno garantido e outras são formas de atrair as pessoas que desejam lucro fácil e rápido.

E, cá entre nós, sabemos que isso não existe.

Então, caso venham com essas promessas mirabolantes, fuja! Existe 99% de chance de ser um esquema criminoso de pirâmide financeira.

Promessa de ganhos extras com indicação

Essa também é característica clássica desse tipo de negócio. Porém, nem sempre esse bônus de indicação significará que se trata de uma pirâmide.

Contudo, em 100% das pirâmides, há esse tipo de bonificação. Portanto, o ideal é juntar essa característica com as demais.

Falta de informações básicas sobre a empresa e seus donos

Geralmente, quando a pessoa vai te apresentar a empresa, ela não sabe muito bem qual é a atuação da empresa, tampouco quem são seus donos e a procedência.

Em 99% dos casos, ela apenas apresenta as possibilidades de ganhos. As poucas horas que você vai precisar se dedicar para obter margens de lucro acima de qualquer investimento sério, vai falar muito pouco ou quase nada sobre o produto a ser vendido.

Além disso, vai focar nos recrutamentos. Afinal, essa é a maior fonte de receita da pirâmide.

Dessa forma, geralmente, a pessoa fala pouco sobre a empresa, nada sobre seus administradores, focando somente na “parte boa”. Essa é a isca para te fisgar para esse negócio fraudulento.

Então, é sempre bom estar atento para não cair nesse tipo de golpe, por mais que pareça tentador aceitar essas propostas de lucros gigantescos e sem muito esforço.

É muito importante que você esteja atento e com os pés no chão para diferenciar essa fraude de propostas de empresas boas e sérias.

Leia também: O que é um ETF de Bitcoin?

Leia também: ALTCOINS: vale a pena investir?

Leia também: O que é Ethereum? Guia para iniciantes

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Forex Crypto News: Cripto Facil