Nubank é o novo Bank of America, diz especialista

Nubank é o novo Bank of America, diz especialista

Para Efosa Ojomo, pesquisador e mestre em Administração pela Harvard Business School, o Nubank é o novo Bank of America.

Isso porque, segundo ele, a fintech promove uma inovação disruptiva ao focar na inclusão de novos consumidores.

Inovação inclusiva

Em uma entrevista à Época NEGÓCIOS, publicada nesta segunda-feira (12), Ojomo falou sobre como a inovação pode aumentar a prosperidade econômica.

Assim, como exemplo, ele citou a criação de novos mercados e inclusão de novos consumidores. Além disso, o executivo detalhou como as corporações devem perseguir esse tipo de inovação, como faz o Nubank.

Para ele, a ideologia do unicórnio brasileiro mais valioso se compara às origens do Bank of America.

“[O Nubank] oferece contas sem custos e cartão de crédito para milhões de pessoas. Você só precisa de um smartphone e tem acesso a serviços financeiros sem todos aqueles incômodos de ir ao banco, esperar, entender aqueles termos. É difícil como até a linguagem exclui as pessoas”, destacou o pesquisador do Instituto Clayton Christensen de Inovação Disruptiva, que mantém um think tank no Vale do Silício.

Foco em desbancarizados

Ojomo comentou que, em sua opinião, o Nubank lembra o Bank of America justamente porque foca nos desbancarizados:

“Nós podemos olhar para o Bank of America como uma das grandes instituições financeiras de hoje. É um banco sofisticado, com muitas divisões. Mas se você voltar pra onde o Bank of America começou, era o Bank of Italy, focado em imigrantes trabalhadores nos EUA que não tinham acesso aos serviços financeiros.”

Ele explicou que o foco inicial do Bank of America era nos não consumidores. Ou seja, pessoas que não tinham acesso a produtos e serviços existentes. 

Portanto, quando uma empresa desenvolve um modelo de negócios que mira nessa parcela da população, ela abre esse novo mercado que realmente precisa de uma prosperidade inclusiva.

Leia também: China distribui R$ 8 milhões em sua moeda digital

Leia também: Investidores institucionais farão Bitcoin disparar, defende empresário

Leia também: Poupança dá prejuízo em rendimento mesmo batendo recorde de saldo

Forex Crypto News: Cripto Facil