Nenhum banco central está trabalhando em CBDC para consumidores, diz R3

Nenhum banco central está trabalhando em CBDC para consumidores, diz R3

Em um novo relatório, divulgado recentemente, a plataforma de blockchain R3 afirmou que, atualmente, nenhum banco central no mundo está trabalhando para emitir uma moeda digital (CBDC) que possa ser usada no setor de varejo, ou seja, para ser usada pelos consumidores.

O artigo, intitulado “Moeda Digital do Banco Central: uma inovação em pagamentos” examina o crescente interesse em torno das CBDC em todo o mundo, concentrando-se nos progressos realizados até o momento. 

No que diz respeito ao uso das moedas digitais, os autores do documento explicam que as elas podem ser classificadas de duas maneiras: atacado e varejo.

“Este artigo separa os benefícios e as conclusões dos projetos do CBDC em duas categorias: atacado e varejo. A CBDC no atacado é limitado a bancos comerciais, instituições de compensação ou outras entidades que tradicionalmente tiveram acesso a reservas do banco central. A CBDC de varejo tem uma base maior de usuários e pode envolver empresas, pequenas empresas e até indivíduos.”

De acordo com os autores, essa distinção é útil porque tipos diferentes de usuários finais geralmente têm requisitos e preferências diferentes. 

O relatório ainda observa que uma moeda digital de atacado é apenas uma nova etapa de modernização para os bancos centrais. Por outro lado, uma moeda digital de varejo “é uma oportunidade para estender o acesso ao dinheiro do banco central digital”. 

No entanto, os autores destacam que todos os projetos atuais de moedas digitais dos bancos centrais do mundo são direcionados para o atacado.

“Ao contrário da CBDC no atacado, a CBDC no varejo atualmente não existe na produção. O varejo geralmente se refere ao público em geral, empresas e certas instituições financeiras que atualmente não têm acesso ao dinheiro do banco central. Como resultado, experimentos no espaço são incrivelmente novos. No entanto, os bancos centrais de todo o mundo […] estão começando a comprometer recursos para implementar a moeda digital de varejo.”

Leia também: Estados Unidos registra primeira falência bancária causada pelo coronavírus

Leia também: Banco da Inglaterra destaca que empresas privadas podem auxiliar na emissão de CBDC

Leia também: Banco Central da Coreia do Sul inicia testes para criação de moeda digital

Forex Crypto News: Cripto Facil