Mercado ainda não está preparado para moedas digitais, afirmam especialistas

Mercado ainda não está preparado para moedas digitais, afirmam especialistas

O ano de 2020 foi marcado por diversos avanços nos pagamentos digitais. No entanto, as finanças tradicionais ainda estão preparadas para abraçar as moedas digitais.

Esta é a opinião de vários executivos do mercado de criptomoedas. Parte deles esteve presente como palestrantes do painel “Digital Money 2030”, ocorrido em Cingapura na terça-feira (8). O evento teve cobertura da Bloomberg.

Sistema financeiro precisa mudar seu foco

Os palestrantes apontaram a visão do atual sistema como um dos grandes obstáculos. Muitas empresas ainda estão focadas em lucros trimestrais e acionistas. Com isso, melhorias do sistema são deixadas de lado.

Contudo, eles acreditam que esse modelo será desafiado na próxima década. Para Tim Grant, CEO da SIX Digital Exchange, o futuro sistema financeiro deve beneficiar a todos.

Segundo disse Gigi Levy-Weiss, sócio geral da NFX, os bancos precisarão se adaptar ao futuro. os que não fizerem isso talvez não cheguem a ter um futuro.

“Os bancos precisarão mudar isso e estarem disposto a desistir de grande parte de suas receitas agora para garantir seu futuro. Caso contrário, eles terminarão sem futuro”, disse.

Segurança e regulamentação podem ser empecilhos

Os palestrantes apontaram obstáculos para o avanço dos meios digitais nas finanças. Zhao observou que ainda é muito difícil para os consumidores guardar criptomoedas com segurança.

Já Levy-Weiss mencionou privacidade. Ele apontou para o risco de muitos desses sistemas serem capazes de rastrear todas as transações das pessoas.

Eles também apontaram que as empresas terão mais dificuldades em criar moedas digitais. O Facebook Inc. e o projeto Libra – agora renomeado Diem Association – mostram isso.

Levy-Weiss faz parte do Conselho Consultivo do Facebook. Para ele, as maiores empresas terão dificuldades proporcionalmente maiores em lançar seus projetos.

“Há mais foco regulatório nessas empresas, o que tornará mais difícil para elas o sucesso neste campo. Eu esperaria que há uma chance de empresas menores se saírem muito melhor quando se trata de passar despercebido e crescer rápido”, disse.

Adoção de criptomoedas pode ajudar empresas do futuro

Changpeng Zhao, o CEO da Binance, concordou. Ele disse que as organizações que adotarem a blockchain terão chance maior de sucesso.

“Existem apenas algumas organizações tradicionais que vejo hoje que realmente adotam as criptomoedas e a blockchain. Elas têm maior probabilidade de se dar bem”, disse ele.

As criptomoedas ganharam popularidade este ano com a disparada dos preços. O Bitcoin subiu cerca de 170% e o Ether mais do que triplicou desde o início do ano.

Enquanto isso, vários bancos centrais estão estudando a possibilidade de criar suas próprias versões de moedas digitais.

Evolução do Bitcoin e do Ether em 2020
Evolução do Bitcoin e do Ether em 2020. (Fonte: Bloomberg).

Leia também: Ripple quer ser rede para moedas digitais de bancos centrais

Leia também: Veterana das criptomoedas dá dicas para melhorar investimentos

Leia também: Messari indica 28 criptomoedas para ficar de olho agora

Forex Crypto News: Cripto Facil