Mastercard lança cartão com suporte para moeda digital de banco

Mastercard lança cartão com suporte para moeda digital de banco

A Mastercard anunciou nesta quarta-feira (17) que irá desenvolver um novo tipo de cartão pré-pago. Ele será o primeira do mundo com suporte a uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

O novo cartão será desenvolvido em parceria com a Island Pay, empresa especializada em carteiras digitais. A CBDC escolhida para o cartão será o Sand Dollar, emitida pelo Banco Central das Bahamas.

Com a novidade, os cidadãos do país poderão usar o Sand Dollar de forma mais rápida e prática. O cartão também permitirá a conversão da CBDC para o dólar das Bahamas, moeda oficial do país.

“O cartão pré-pago Bahamas Sand Dollar oferece às pessoas a opção de converter instantaneamente a moeda digital em dólares das Bahamas e pagar por bens e serviços em qualquer lugar que o Mastercard seja aceito, nas ilhas e em todo o mundo”, disse a Mastercado no anúncio.

Bahamas busca integração entre moedas digitais e tradicionais

Lançada em outubro de 2020, a Sand Dollar foi a primeira CBDC do mundo. As Bahamas surpreenderam ao saírem na frente de potências como Estados Unidos e China.

A ideia por trás da CBDC é facilitar a integração comercial nas Bahamas. O país é um arquipélago formado por mais de 700 ilhas, muitas das quais são relativamente isoladas.

Com o cartão, os cidadãos terão mais uma ferramenta para gastos. Além disso, pessoas de outras partes do mundo também poderão utilizar a CBDC através do novo produto.

O governador do banco central do país, John Rolle, comemorou a decisão. Para ele, a medida ajuda a integrar o sistema do Sand Dollar com a economia real do país.

“Acolhemos essa abordagem para combinar o uso de moeda digital com acesso a moeda estrangeira e outros meios de pagamento. O Banco Central das Bahamas continuará a encorajar as empresas a se integrarem com a infraestrutura do Sand Dollar, adotando as melhores práticas globais de regulamentação”, disse.

Conforme relatou o CriptoFácil, a Mastercard afirmou que abriria espaço para aceitar pagamentos com criptomoedas em 2021. O novo cartão ajudará a colocar em prática esse ambicioso plano.

Leia também: Receita Federal publica carta com dicas para declarar criptomoedas

Leia também: Popular trader de criptomoedas revela em quais projetos está apostando

Leia também: Apesar das notícias, apenas 5% das empresas querem Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil