Malware que rouba criptomoedas está presente em mapas de contágio do coronavírus

Malware que rouba criptomoedas está presente em mapas de contágio do coronavírus

Hackers estão aproveitando a pandemia de coronavírus instaurada no globo para disseminar um malware chamado AZORult, disfarçado de um mapa que controla a onda de contágio do vírus.

O relatório foi publicado em 09 de março no portal Reason Blog, revelando que o AZORult rouba histórico de navegação, cookies, credenciais de plataformas, criptomoedas e mais. Além disso, ele pode instalar mais malwares, de consequências diversas.

Detalhes sobre o relatório

O malware se aproveitou da onda de preocupação acerca do coronavírus, tendo em vista que as pessoas buscam saber se há casos de contágio em regiões próximas às suas moradias. Uma dessas fontes de descoberta é um aplicativo oferecido com o nome de “Coronavírus Map”.

Shai Alfasi, pesquisador em cibersegurança do Reason Blog, descobriu que o aplicativo é uma fonte de transmissão de um potente malware. O AZORult é vendido no mercado negro russo, sendo um famoso método de roubar informações das vítimas. Ele ainda abre espaço para que o hacker acesse remotamente o computador.

Tendo em vista que ele rouba informações armazenadas no navegador, não só as criptomoedas ficam vulneráveis, como também informações envolvendo cartões de créditos e demais dados bancários.

O relatório prevê ainda que, conforme a preocupação e o contágio do coronavírus se espalham pelo globo, é possível que cada vez mais sites e aplicativos ocultem softwares maliciosos.

O malware ainda dificulta sua localização, ao se dividir em sub-processos para tornar complicada a sua remoção completa. Sua técnica para roubo de informação também é única, e se divide em outras versões do AZORult.

A remoção e detecção se torna ainda mais problemática, pois o malware utiliza uma ferramenta que programa sua ativação, razão pela qual é possível que ele não esteja ativo no momento em que o usuário desconfiado busque encontrar um arquivo estranho em seu dispositivo.

Para evitar problemas, o conselho é coletar informações somente de portais de notícia e agências confiáveis.

Leia também: Peter Schiff afirma que Coronavírus causará uma crise pior do que a de 2008

Forex Crypto News: Cripto Facil