Lightning Network anuncia protocolo DeFi para o Bitcoin

Lightning Network anuncia protocolo DeFi para o Bitcoin

A Lightning Labs, uma empresa dedicada ao desenvolvimento da Lightning Network (LN), anunciou o lançamento de um produto que pretende ser uma espécie de finança descentralizada (DeFi) para o Bitcoin.

Trata-de do Lightning Pool, um sistema semelhante ao de DeFi onde o usuário pode converter a liquidez em um ativo negociável e oferecê-lo a quem precisa administrar seus fluxos de pagamento.

Portanto, de acordo com comunicado da empresa, o Lightning Pool surge como solução para um dos principais problemas da Rede Lightning: o manejo da entrada ou saída de liquidez.

Modelos de leilões descentralizados

Agora, com o novo protocolo, os usuários acessam um mercado de leilões descentralizado. Nesse espaço, quem solicita liquidez de entrada (capacidade de receber dinheiro) pode se conectar com quem tem capital disponível ou liquidez de saída (capacidade de enviar dinheiro).

Basicamente, o Lightning Pool oferece aos usuários a capacidade de alugar sua capacidade de enviar e receber dinheiro. Dessa forma, podem obter retornos com a atividade e acumular satoshis.

O objetivo, segundo a Lightning Labs, é “promover uma alocação de capital mais eficiente na rede Lightning”.

A ideia é que quanto maior a necessidade de liquidez, maior será o valor pago pelo usuário. Com isso, o processo irá beneficiar os usuários que oferecem essa liquidez.

Nesse sentido, o protocolo ajudaria aqueles que precisam receber fundos por meio do Lightning (comerciantes e plataformas). Por outro lado, ajudaria os nós de roteamento a descobrir onde abrir canais e hospedar seu capital.

Problema

Um dos problemas encontrados pelos desenvolvedores foi o fato de os operadores de nós existentes não conseguirem indicar que tinham dinheiro disponível para alocar onde fosse necessário.

Ao mesmo tempo, os novos operadores de nós também não tinham como indicar que precisavam de liquidez.

“A Lightning Pool reúne essas duas partes em um único mercado e permite que mantenham a custódia de seus fundos.”

A Lightning Labs está lançando este serviço como o carro-chefe da Lightning Finance ou “LiFi”. Trata-se de uma solução para que os operadores de nó gerem uma receita adicional.

Assim, com o novo mercado, o Lightning Labs espera encorajar os usuários para que tenham um desempenho enquanto mantêm a custódia de seus fundos. Diferentemente do que acontece com os produtos centralizados.

Os produtos financeiros nativos do Bitcoin, e o LiFi em particular, buscam alavancar a segurança da blockchain Bitcoin. Para isso, estão criando uma geração de produtos financeiros vinculados ao Bitcoin.

Esses produtos variam de contratos de registro discretos a mercados de liquidez como Pool e ativos lastreados em Bitcoin.

Leia também: É questão de tempo até o Bitcoin romper US$ 20 mil, defendem analistas

Leia também: Bitcoin só ficou acima dos US$ 15 mil em 20 dias de sua história

Leia também: Bitcoin supera desempenho de todos os bancos dos EUA em 2020

Forex Crypto News: Cripto Facil