IBM lança capacitação em blockchain na América Latina para 5 mil estudantes

IBM lança capacitação em blockchain na América Latina para 5 mil estudantes

Mais de 5 mil estudante do Brasil e de mais nove países da América Latina receberão uma capacitação em blockchain promovida pela empresa de tecnologia IBM.

O programa Start Up Challenge 2020 é resultado de uma parceria com a Junior Achievement (JA) Americas, organização que capacita jovens para o futuro dos empregos.

Foco em tecnologias disruptivas

De acordo com um comunicado, publicado pela IBM em 23 de julho, além de blockchain os jovens receberão um treinamento em outras tecnologias disruptivas. 

São elas: Inteligência Artificial, Cybersecurity, Cloud, Design Thinking, Canvas, Metodologias Ágeis e Storytelling.

Assim, a capacitação será realizada por meio da plataforma de educação digital gratuita da IBM, a Open P-TECH.

Segundo a empresa, a ação tem como objetivo preencher a lacuna aberta pela interrupção das aulas presenciais, como resultado da COVID-19. Isso porque, de acordo com a UNESCO, mais de 146 milhões de estudantes na América Latina foram afetados pela suspensão das atividades presenciais.

Além disso, os efeitos da pandemia impactam ainda mais o desenvolvimento de habilidades focadas nas necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho.

A gerente geral da IBM América Latina, Ana Paula Assis, destacou que a ação procura capacitar professores e treinar jovens estudantes em tecnologias disruptivas.

Segundo ela, esse setor se tornou uma parte cada vez mais importante da vida diária:

“Queremos que os jovens comecem a se aventurar no mundo da tecnologia desde cedo e, assim, ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para se tornarem parte da força de trabalho do futuro.”

Sobre o programa

Além do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai receberão o programa da IBM

Conforme detalhou a empresa, a ação terá duas etapas. Na primeira, professores e educadores serão capacitados em: Design Thinking, Agile, Cloud, Storytelling e Canvas.

Assim, cerca de 200 educadores de 58 escolas poderão continuar desenvolvendo suas habilidades tecnológicas. Desta forma, estarão ainda mais preparados para a sala de aula do futuro.

Já na segunda etapa, será a vez dos mais de 5 mil estudantes serem treinados. Essa capacitação será oferecida pelos professores qualificados e por voluntários da IBM e da JA.

O presidente da JA Americas, Leo Martellotto, enfatizou que, nesse contexto sem precedentes, iniciativas como o Start Up Challenge reafirmam a importância de educar nossos jovens em tecnologias disruptivas.

“Estamos orgulhosos de que a IBM renove seu compromisso com a JA Americas e milhares de jovens que adquirirão as principais ferramentas para o novo mercado de trabalho”, disse. “Esse tipo de colaboração nos permite alcançar jovens nos locais onde estão, seja em suas próprias casas ou comunidades.”

Leia também: TRON expande DeFi em sua blockchain com novos protocolos

Leia também: Criptomoedas e blockchain precisam ser disciplinadas, diz ex-Interpol

Leia também: Lituânia lança primeira moeda digital da Europa na blockchain NEM

Forex Crypto News: Cripto Facil