Grayscale retira XRP de seus fundos de investimento

XRP e Stellar são liquidados em fundos da Grayscale

Mais um grande fundo se desfez de suas posições em XRP. Trata-se da Grayscale Investments, maior administradora de ativos digitais do mundo.

Segundo dados da Bybt, as participações em XRP da Grayscale diminuíram em mais de 9,18 milhões de XRP na terça-feira (29). A data foi um dia depois do anúncio do processo contra a Ripple Labs.

A XRP não foi a única posição que a gestora reduziu. No mesmo dia ela também liquidou mais de 9,74 milhões de Stellar Lumens (XLM).

Com isso, não há como saber se a redução tem a ver com o processo ou se foi um mero ajuste de posição. Atualmente, a Grayscale possui mais de R$ 90 bilhões em ativos sob custódia. O Bitcoin representa 87% do total.

Ajustes de posições nos fundos da Grayscale. Fonte: Bybt

Venda segue tendência de mercado

A aparente venda de XRP da Grayscale segue uma tendência do mercado. Nos últimos dias, vários fundos liquidaram suas posições na criptomoeda.

No dia 28, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) abriu um processo contra a Ripple Labs. A notícia desencadeou uma onda de vendas e deslistagem do token em grandes empresas, incluindo Coinbase e Bittrex.

Além das empresas, vários fundos – incluindo no Brasil – anunciaram vendas de XRP. Com isso, o preço chegou a desabar mais de 60% desde o seu topo.

A Ripple respondeu às acusações e prometeu “lutar” contra a SEC. A empresa alertou de que o processo era um ataque contra o mercado de criptomoedas como um todo.

Com todo o escrutínio regulatório em torno do Ripple, não é difícil ver por que a Grayscale pode estar se distanciando da criptomoeda. No entanto, ainda não está claro, no entanto, por que a gestora reduziu sua exposição também ao XLM.

Neste caso, é possível que os movimentos possam ser uma estratégia de realocação temporária. A Grayscale já fez esse tipo de operação durante momentos de baixa dos dois criptoativos.

Leia também: Grayscale tem mais de 500 mil Bitcoins em seu fundo

Leia também: Início de 2021 será explosivo para Ethereum, prevê analista

Leia também: Michaël van de Poppe analisa a rápida queda do XRP

Forex Crypto News: Cripto Facil