Grandes investidores começam a trocar ouro por Bitcoin, releva relatório

Grandes investidores começam a trocar ouro por Bitcoin, releva relatório

O banco JPMorgan divulgou um relatório intitulado Flows & Liquidity (Fluxos e Liquidez) na última sexta-feira (6). Segundo o documento, as negociações de Bitcoin estão superando as negociações de ouro.

No documento, o banco analisa o desempenho do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC). O fundo é o principal veículo de investimento em Bitcoin para os investidores institucionais.

Grandes investidores trocam Bitcoin por ouro

Segundo a análise, as movimentações do GBTC estão superando os fundos negociados em bolsa (ETF, na sigla em inglês) de ouro.

Esta tendência talvez seja impulsionada por investidores institucionais, como escritórios familiares, de acordo com os analistas do JPMorgan.

“Este contrato dá suporte à ideia de que alguns investidores que anteriormente investiram em ETFs de ouro, como escritórios familiares, podem estar olhando para o Bitcoin como uma alternativa ao metal”, escreveram.

O documento ainda completa:

“O que torna essa trajetória de fluxo ainda mais impressionante é seu contraste com a trajetória de fluxo equivalente para ETFs de ouro, que em geral teve saídas modestas desde meados de outubro.”

Dos millennials aos milionários

A escalada do Grayscale Bitcoin Trust indica que não é apenas a geração millennial que está impulsionando a demanda por BTC, mas também os investidores institucionais.

Entre esses investidores estão escritórios familiares e gestores de ativos, disseram os analistas.  Todos eles chegam a controlar fortunas que podem chegar a bilhões de dólares.

Os analistas destacaram que o potencial do Bitcoin no longo prazo é enorme.

“O potencial de alta a longo prazo para o Bitcoin é considerável. Se ele competir mais intensamente com o ouro como uma moeda ‘alternativa’, podemos ver altas ainda maiores”, disseram.

Eles calculam um espaço para uma valorização do Bitcoin 10 vezes maior que o preço atual. Atualmente, o criptoativo é negociado a US$ 15.613 (R$ 81.368).

“O valor de mercado do Bitcoin iria tem que aumentar 10 vezes a para igualar o investimento total do setor privado em ouro por meio de ETFs ou barras e moedas.”

Os analistas observaram, no entanto, que a forte alta nos preços esta semana parece ter levado o Bitcoin perto dos níveis de sobrevalorização. Isso que poderia desencadear uma liquidação em breve.

Leia também: Empresário alerta: bancos que não aderirem ao Bitcoin vão virar poeira

Leia também: Google e Microsoft oferecem cursos gratuitos de blockchain

Leia também: Veterano dá dicas de como negociar Bitcoin com segurança

Forex Crypto News: Cripto Facil