Governos vencem Bitcoin na briga por liberdade, diz professor de Harvard

Governos vencem Bitcoin na briga por liberdade, diz professor de Harvard

O professor de Economia de Harvard e ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kenneth Rogoff, afirmou que o Bitcoin não deve sobreviver à regulamentação.

Segundo o cético das criptomoedas, os governos não permitirão que o Bitcoin prospere em grande escala.

“A regulamentação vai entrar. O governo vai ganhar”, disse Rogoff.

Bolha pode estourar

Em uma entrevista recente à Bloomberg Surveillance, o professor também destacou a probabilidade de o Bitcoin estar em uma bolha.

“[O Bitcoin] é especulativo. (…) Tenho sido cético quanto ao Bitcoin e certamente o preço subiu. [No entanto] há uma questão fundamental que é a utilidade. É valioso apenas porque as pessoas acham que é valioso? Essa é uma bolha que iria explodir”, ressaltou.

O economista de Harvard também comentou que está vendo o Bitcoin sendo usado em estados falidos e que é até possível que a criptomoeda possa ser utilizada em algum “futuro distópico”.

Entretanto, observou que os governos não devem permitir transações anônimas em grandes escalas. Isso porque quando a regulamentação for implementada, o governo vai vencer e não importa qual seja a tecnologia.

“Então, acho que a longo prazo, se não houver um uso, a bolha vai estourar. Espero que não haja um uso tão valioso, mas suponho que seja uma proteção contra a distopia”, opinou ele.

Bitcoin não vai durar

Ainda durante a entrevista, Rogoff foi questionado se aconselharia a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, a ser mais proativa ao instituir um regulamento que poderia derrubar o preço da moeda digital.

Em resposta, o professor disse que o BTC precisa ser regulamentado e acha que os governos estão cuidando disso. Mas disparou:

“Não está sendo usado amplamente e eu suspeito que, embora os lobistas do Bitcoin tenham tido sucesso em consegui-lo em alguns lugares, isso não vai durar.”

Vale destacar que, na semana passada, a secretária Janet Yellen afirmou que as criptomoedas são usadas principalmente para financiamento ilícito.

Posteriormente, suavizou um pouco sua posição e prometeu trabalhar com o Federal Reserve e outros reguladores para implementar uma criptomoeda “eficaz” . 

Adoção Institucional do BTC vai contra afirmação  

Embora o economista defenda que a principal criptomoeda do mercado é uma “proteção contra a distopia” parece que grandes empresas discordam dessa posição.

Nesta segunda-feira (25), por exemplo, a Marathon Patent Group anunciou que investiu US$ 150 milhões em Bitcoin.

Com isso, a empresa fortaleceu sua posição como uma das únicas opções de investimento listadas na Nasdaq para indivíduos e instituições que buscam exposição ao Bitcoin.

Leia também: Bitcoin pode sofrer dura queda no fim desta semana; entenda o motivo

Leia também: Gato de energia é usado para minerar Bitcoin em São Paulo

Leia também: 5 criptomoedas vão explodir em breve, diz trader

Forex Crypto News: Cripto Facil