Fidelity permite Bitcoin como garantia para empréstimos

Fidelity permite Bitcoin como garantia para empréstimos

A Fidelity Digital Assets continua inovando no mercado de criptoativos. Segundo a Bloomberg, a empresa permitirá o uso de Bitcoin como garantia para empréstimos em dinheiro.

O novo serviço é fruto de uma parceria com a startup BlockFi, que oferece rendimentos em criptomoedas. O novo serviço terá como foco os clientes institucionais da gestora.

Custódia e garantia de criptomoedas

A custódia dos Bitcoins dados como garantia será feita pela própria Fidelity Investments. A gestora não fará os empréstimos, apenas manterá os Bitcoins sob custódia.

Para obter um empréstimo, o cliente da Fidelity terá que ter uma conta na BlockFi. A operação será feita pela startup, enquanto a custódia ficará com a gestora.

A BlockFi dará um empréstimo no valor de 60% dos Bitcoins oferecidos como garantia, disse o CEO Zac Prince.

“No entanto, o programa tem espaço para personalização no nível do cliente e pode ser ajustado para atender às necessidades de grandes empresas”, disse ele.

Durante o tempo do empréstimo, o cliente terá seus Bitcoins imobilizados. Eles não poderão ser vendidos ou removidos da custódia.

Caso não haja o pagamento, os Bitcoins serão liquidados para honrar com o empréstimo. O produto é destinado aos investidores de Bitcoin que querem transformar suas criptomoedas em dinheiro sem vendê-las.

Com o novo serviço, a Fidelity poderá abranger uma ampla gama de clientes. Entre eles estão fundos de hedge, mineradores de criptomoedas e mesas de negociação de balcão.

“À medida que os mercados crescem, esperamos que isso (garantias) se torne uma parte bastante importante do ecossistema”, disse Tom Jessop, presidente da Fidelity Digital Assets.

Trata-se de mais uma incursão da Fidelity no mercado de criptomoedas. No ano passado, a gestora criou um serviço de custódia voltado para seus clientes institucionais.

Ampliação do uso de criptomoedas

Fidelity disse que o interesse de investidores institucionais em moedas digitais está aumentando. E os produtos voltados para esse mercado seguem na mesma proporção.

Recentemente, a fintech brasileira Rispar lançou um serviço de empréstimo com garantia em Bitcoin. A empresa foi a primeira do país a oferecer esse tipo de serviço.

Assim como a BlockFi, a Rispar oferece empréstimos de até 60% do valor dos Bitcoins oferecidos como garantia pelo cliente.

Leia também: Bitcoin pode cair até US$ 14 mil? Especialistas apontam 3 motivos

Leia também: Grande banco da Espanha oferecerá custódia de criptomoedas

Leia também: Mercado ainda não está preparado para moedas digitais, afirmam especialistas

Forex Crypto News: Cripto Facil