Ethereum dá lucro recorde para mineradores com boom de DeFi

Ethereum dá lucro recorde para mineradores com boom de DeFi

As métricas da rede Ethereum explodiram a níveis nunca antes vistos graças ao boom do ecossistema de Finanças Descentralizadas (DeFi).

Essa nova onda resultou em um salto no número de transações, de novos endereços novos e lucros sem precedentes para as mineradoras.

Além disso, esses resultados têm sido alimentados, atualmente, pelo airdrop do Uniswap. Trata-se de uma exchange descentralizada para troca de tokens ERC-20 e ETH.

DeFi

Como consequência do aumento dos projetos de DeFi, os mineradores da Ethereum ganharam 42.764 ETH em taxas de transação em 17 de setembro, um recorde histórico.

Isso significa que mais de 70% da recompensa pela mineração de um bloco vem das taxas de transação.

Portanto, em média, cada bloco minerado teve um valor total de recompensa superior a 6,5 ​​ETH.

Assim, além dos 2 ETH representando a recompensa base, o valor em taxas pagas aos mineradores foi de aproximadamente 4,67 ETH.

Airdrop Uniswap

Após o anúncio do airdrop do Uniswap (UNI), a comissão média de GAS por transação também aumentou para 493 Gwei (R$ 20). No entanto, mais recentemente, passou para 350 Gwei por transação (R$ 15).

Em contrapartida, há apenas um mês, foi feita uma proposta para melhorar a rede Ethereum. O objetivo é reduzir a recompensa dos mineradores para 0,5 ETH por bloco.

Então, caso a proposta seja aprovada, seria um duro golpe para uma comunidade que já enfrenta dificuldades de consenso.

Boom DeFi

Mesmo assim, o boom de aplicações de finanças decentralizadas segue impulsionando o Ethereum.

Isso porque, em 17 de setembro, a rede ETH registrou 1,406,016 transações. Esse rali, que começou no início de 2020, mostra como a média diária foi se aproximando da marca de 1 milhão com a dinâmica do DeFi.

Entretanto, a consequência imediata desse número de transações tem sido o alto nível de congestionamento da rede. Logo, resultando em taxas de transação mais altas.

Nesse sentido, volta-se o foco para o debate sobre a escalabilidade da rede. Vale lembrar que, em 2020, essa questão fomentou declarações a favor do aumento do tamanho do bloco ou do limite de GAS.

Leia também: Revolução em DeFi pode aumentar preço do Bitcoin, diz analista

Leia também: Ethereum pode disparar com falta de ETH em exchanges

Leia também: Bitcoin no Ethereum? Mais de 100 mil BTC já foram tokenizados em ETH

Forex Crypto News: Cripto Facil