Eletrobras (ELET3) poderá ser privatizada ainda no primeiro semestre de 2021

Eletrobras (ELET3) poderá ser privatizada ainda no primeiro semestre de 2021

Mais uma vez se fala da aguardada privatização da Eletrobras (ELET3). De acordo com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o Congresso deve aprovar a privatização ainda no primeiro trimestre de 2021.

Assim sendo, caso a estimativa se concretize de fato, logo no segundo semestre poderia se iniciar a implementação de capitalização com estatal. O pronunciamento de Bento Albuquerque é desta quarta-feira, 13.

“É difícil fazer uma previsão, mas no caso da Eletrobras nós temos trabalhado com o Congresso desde meados de 2019 e não paramos em 2020, apesar da pandemia. Evidentemente, uma matéria dessa não tinha condições de ser apreciada, ela precisa de uma participação presencial dos parlamentares.”

– afirmou o ministro.

O projeto de privatização da Eletrobras foi ao Congresso ainda em 2019, entretanto, não avançou. Além disso, para piorar, não há sequer uma comissão para discutir o tema – fase inicial da tramitação. Todavia, Bento Albuquerque afirma que o projeto de lei por ele encaminhado “já está sendo aperfeiçoado”.

Ademais, o Ministro de Minas e Energia também falou sobre outros projetos do setor elétrico que permeiam o Congresso. Portanto, ressaltou a importância da Medida Provisória 998, que traz inúmeros dispositivos que reduzem as tarifas de energia no Norte. Além disso, a MP traz algumas alterações nas regras do setor.

Entretanto, há um curto espaço de tempo para analisar o documento.

Tal medida recebeu aprovação ainda em 16 de dezembro na Câmara e seguiu ao Senado. Os parlamentares, portanto, têm até o dia 9 de janeiro para analisar a matéria antes que ela parca a validade. Por fim, vale dizer que, por se tratar se uma MP, o texto possui força de lei desde sua publicação.

O terceiro trimestre da Eletrobras

O ano não foi bom para a Eletrobras (ELET3), que viu seu lucro líquido cair -86,8% na base anual, somando R$ 85 milhões. Além disso, seu EBITDA despencou -10,1% ficando em R$ 2,4 bilhões com uma margem EBITDA de 33,4% (-4,5 p.p.).

Leia também: CEO da XP Investimentos recomenda exposição em criptomoedas

Leia também: Streamer Gaules admite possuir “quantia considerável” de Bitcoin

Leia também: IRB (IRBR3) teve que se explicar para a CVM por notícia na Forbes

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Forex Crypto News: Cripto Facil