Coinbase é processada por vender XRP “ilegalmente”

Coinbase é processada por vender XRP "ilegalmente"

Há dois dias, a exchange de criptomoedas Coinbase suspendeu as negociações do XRP, da Ripple. Isso aconteceu após a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) processar a empresa.

Mesmo assim, a exchange está sendo processada por supostamente ter vendido o criptoativo “ilegalmente”. A ação aponta que a empresa sabia que o token era um título e o comercializou mesmo assim.

A reclamação foi apresentada ao Tribunal Federal de São Francisco.

Coinbase vendeu XRP ilegalmente, acusa cliente

Conforme noticiou o Bloomberg na quarta-feira (30), a ação coletiva em questão foi aberta por um cliente da plataforma. Ele processa a empresa pelas comissões coletadas com as vendas do XRP.

Thomas Sandoval pede indenização pelas comissões que ele e outros consumidores pagaram à Coinbase pelas negociações com o token. 

“Até o final deste mês, a Coinbase vendeu o token XRP, cujo valor estava inteiramente relacionado ao sucesso ou fracasso da Ripple Co. e aos esforços gerenciais de seus executivos”, disse Sandoval. “Na verdade, a sobrevivência da Ripple Co. como uma entidade corporativa dependia de sua venda de títulos XRP não licenciados ao público para financiar suas operações comerciais.”

A Coinbase não quis comentar a reclamação.

Vale mencionar que, em julho de 2017, a SEC disse que as empresas que arrecadam dinheiro com a venda de ativos digitais devem cumprir as leis federais de títulos.

Um executivo da Ripple disse este mês que a empresa contestará o processo da SEC. Além disso, reforçou que o XRP é uma moeda que não exige registro como contrato de investimento.

Coinbase se prepara para abrir capital

O processo ocorre cerca de duas semanas depois que a Coinbase anunciou a abertura de seu capital.

Como noticiou o CriptoFácil, em 18 de dezembro a Coinbase apresentou documentos preliminares à SEC para protocolar sua IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial).

Caso seja aprovada, esta será a primeira IPO relacionada à criptomoedas nos Estados Unidos.

Leia também: Especialistas fazem previsões para preço do Bitcoin em 2021

Leia também: Início de 2021 será explosivo para Ethereum, prevê analista

Leia também: Criptomoeda dispara 50% após receber apoio da Binance

Forex Crypto News: Cripto Facil