Coinbase anuncia abertura de capital por listagem direta de ações

Coinbase anuncia abertura de capital por listagem direta de ações

Em meados de dezembro, a Coinbase anunciou que encaminhou uma carta à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).

A carta dizia respeito à sua intenção de abrir capital, entretanto, não informou se por meio de IPO ou listagem direta. Contudo, à época, o conteúdo do pedido era sigiloso ao público.

Nesta quinta-feira (28), a Coinbase oficializou publicamente o pedido, dando alguns detalhes. A forma da abertura de capital também foi revelada: foi escolhida a listagem direta.

Coinbase vai abrir capital

De acordo com o anúncio, a abertura de capital ocorrerá por listagem direta de ações “classe A”. Uma ação classe A, geralmente, é o tipo de ação que mais dá direito de voto dentro de uma empresa.

Ademais, por definição, essas ações não são negociadas publicamente. Por fim, elas não podem ser negociadas após serem adquiridas.

Contudo, não há uma lei que obrigue as ações de classe A a se comportarem desta forma. Assim, cabe à Coinbase definir como serão distribuídas as ações.

De qualquer forma, a abertura de capital ainda não é certa, tendo em vista que a SEC ainda deve analisar o formulário enviado pela Coinbase.

Ainda, não há um prazo certo para a análise do dito formulário. A ausência de aprovação impede que a Coinbase divulgue mais detalhes além dos já apresentados.

Dúvida esclarecida

Conforme já noticiado pelo CriptoFácil, o primeiro anúncio da Coinbase não deixava claro se a abertura de capital seria por IPO ou listagem direta. Ambas as formas são permitidas nos EUA.

Em um IPO, a empresa precisa contar com a anuência de bancos para subscrever a listagem de ações. Já na listagem direta, essa exigência não é necessária.

A listagem direta escolhida pela Coinbase é a forma mais barata de abrir capital. Além disso, a empresa fica livre de outras restrições.

É o caso do “lockup”, que impede os acionistas de vender suas ações por um determinado período após a oferta.

Leia também: Dogecoin dispara 150% após pump do grupo que impulsionou a GameStop

Leia também: Caso de uso para criptomoedas: Robinhood bloqueia compra de ações

Leia também: Grayscale pode abrir novos fundos de criptomoedas e causa valorizações

Forex Crypto News: Cripto Facil