China lança caixas eletrônicos para sua moeda digital

China lança caixas eletrônicos para sua moeda digital

A China é o principal país do mundo no que diz respeito aos avanços na substituição do dinheiro fiduciário emitido pelo Banco Central para uma moeda digital.

Mas no caso do país asiático, a moeda digital nacional não tem nada a ver com Bitcoin. Ela também será emitida, controlada e fiscalizada pelo Banco Central Chinês. Ou seja, será uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês).

Pensando nisso, um banco chinês resolveu lançar os primeiros caixas eletrônicos da China e do mundo. Os equipamento permitem aos usuários depositar dinheiro e convertê-lo na moeda digital do país.

Caixa eletrônico para CBDC

De acordo com o portal Shenzhen News Network, o banco em questão é o Agricultural Bank of China (ABC). Trata-se de um dos maiores bancos do mundo em ativos.

A instituição lançou um programa piloto que permite aos usuários transferir seu dinheiro para renminbi digital (RMB).

Em seguida, o banco implantou vários caixas eletrônicos em toda a província. Conforme afirmou Zou Hua, gerente do laboratório de inovação RMB digital da ABC, o objetivo é facilitar a adoção da moeda digital.

A mídia local também informou que o banco conduziu uma loteria apelidada de “envelopes red digital RMB”. Ao todo, foram distribuídos 20 milhões de yuans no valor de cerca de US$ 3 milhões para promover ainda mais a adoção da CBDC.

Um total de 100.000 residentes de Shenzhen receberam envelopes vermelhos de RMB digitais no valor de 200 yuans cada.

Com o valor recebido, os detentores do RMB digital podem pagar por bens e serviços em alguns terminais de vendas.

Zou, do ABC, ainda ressaltou que o número de comerciantes participantes do programa mais do que triplicou:

“Com o aprofundamento do piloto, o uso de envelopes vermelhos (presentes monetários) desta vez expandiu de mais de 3.000 comerciantes em Luohu para mais de 11.000 na cidade. E o formato de consumo é muito rico.”

A publicação do portal local de Shenzhen acrescentou que o Banco Agrícola da China pretende aproveitar o progresso e experimentar o uso do yuan digital em outras funções, como o pagamento de taxas de serviços públicos.

Leia também: Quer investir em Bitcoin? Especialistas indicam as melhores formas

Leia também: Acompanhantes de luxo passam a aceitar pagamento em Ethereum

Leia também: Criptomoeda explode após ser “abençoada” por veterano

Forex Crypto News: Cripto Facil