Blockchain é alternativa para modernizar o Sistema Financeiro Nacional

Blockchain é alternativa para modernizar o Sistema Financeiro Nacional

A Blockchain foi uma das tecnologias apresentadas durante o LIFTday 2020 como uma das soluções relacionadas aos temas da Agenda do Banco Central com o objetivo de modernizar o Sistema Financeiro Nacional (SFN). 

O evento deste ano contou com a apresentação de 17 protótipos que foram concluídos na segunda edição do LIFT, o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas, coordenado pela Fenasbac e pelo Banco Central. Este laboratório virtual visa viabilizar e promover protótipos de soluções inovadoras para o SFN e conta com o apoio de gigantes da tecnologia, como Microsoft, Oracle, AWS, IBM, Cielo, R3 e MultiLedgers. 

O LIFT Day, realizado no dia 12 de março, encerrou o ciclo da última edição e apresentou os projetos desenvolvidos no laboratório ao longo de três meses de acompanhamento. Além da tecnologia blockchain,  inteligência artificial, instrumentos de cibersegurança e novos modelos de aplicação para tecnologias consagradas no mercado também estiveram entre os temas apresentados. Além disso, soluções para pagamento instantâneo, infra estruturas de mercado, crédito e investimentos também foram pauta do evento. 

Na ocasião, representantes do Banco Central e participantes do LIFT Lab discutiram o papel das inovações de forma mais ampla. Tendências, regulação e ecossistemas de inovação no Brasil estiveram entre os assuntos abordados. Um dos presentes no evento foi o presidente do Banco Central, Roberto Campos. Na abertura, ele destacou a importância das inovações tecnológicas no sistema bancário:

“A tecnologia é um dos principais focos do Banco Central, assim como o de todo o setor bancário brasileiro. Nós somos os que mais investimos em tecnologia no Brasil nos últimos anos. A quantidade, complexidade e variedade do setor bancário fazem da tecnologia uma ferramenta essencial para lidar com esse universo.”

O presidente da Fenasbac, Paulo Stein, ressaltou a relevância do projeto, que foi premiado internacionalmente.

“A iniciativa recebeu reconhecimento mundial ao vencer o FinTech & RegTech Global Awards 2019 na categoria Sandbox Initiative, premiação recebida no ano passado em Singapura. A Fenasbac se orgulha dessa parceria com o BC, e de todos seus demais parceiros tecnológicos.”

A responsável pelo encerramento do evento foi a diretora de administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, que enfatizou a importância da tecnologia:

“A tecnologia tem aberto novos e largos caminhos para as transações financeiras, criando um sistema mais ágil e inclusivo. O mercado financeiro do futuro será 100% digital. Eis um caminho sem volta e que gerará grande valor para a sociedade, pois ampliará em larga escala o acesso a serviços e produtos financeiros, com menos burocracia e menos intermediários.”

Forex Crypto News: Cripto Facil