Blockchain ajuda startup jurídica a oferecer mediação online e gratuita durante pandemia

Blockchain ajuda startup jurídica a oferecer mediação online e gratuita durante pandemia

Em meio ao cenário de pandemia do coronavírus, diversas iniciativas estão surgindo para dar assistência à população em confinamento. Este é o caso da startup jurídica MOL (Mediação Online), que está usando a tecnologia blockchain para ajudar na solução de conflitos de forma online e gratuita.

De acordo com uma publicação do Conjur, a MOL está disponibilizando sua plataforma de resolução de conflitos a todos os tribunais de justiça do país desde o dia 2 de abril. Completamente online, o procedimento inclui o envio da carta convite via blockchain, agendamento com todos os participantes para a sessão e assinatura eletrônica (tecnologia que dispensa o uso de certificado digital) do termo de acordo.

As sessões podem ser realizadas via videoconferência, chat ou telefone e todas são gravadas. Além disso, a plataforma também possui um dashboard para gestão e performance de resultados.

A plataforma oferecida gratuitamente poderá servir como uma importante ferramenta, visto que o Conselho Nacional de Justiça já recomendou a adoção de meios eletrônicos e de videoconferência para a realização da mediação e conciliação de conflitos individuais e coletivos em fases processual e pré-processual, durante a pandemia da Covid-19.

Segundo a CEO da MOL, Melissa Gava, apoiar o Poder Judiciário no enfrentamento dessa crise reafirma a missão da startup de democratizar o acesso a metodologias online de resolução de conflitos, trazendo maior eficiência ao sistema jurídico do Brasil.

Leia também: Especialista indica blockchain para processo de modernização eleitoral no Brasil

Forex Crypto News: Cripto Facil