Bitcoin segue com baixa volatilidade e atinge recorde

Bitcoin segue com baixa volatilidade e atinge recorde

A volatilidade de 180 dias do Bitcoin atingiu sua menor marca em quase 2 anos. Segundo dados da CoinMetrics, ela atingiu 0,028 no domingo.

O valor é o menor desde novembro de 2018, quando a volatilidade ficou perto de 0,03. Além disso, representa uma grande queda em relação aos últimos meses.

Também segundo a CoinMetrics, a volatilidade do Bitcoin caiu 43% nos últimos 30 dias.

Em março, com o agravamento da pandemia de Covid-19, a volatilidade do Bitcoin disparou. Ela chegou a encostar nos 0,05. Foi quando o preço do criptoativo chegou a cair 40% em um único dia.

Desde então, a volatilidade se manteve acima estável nesse patamar. Porém, houve uma grande queda em setembro, chegando ao nível atual.

volatilidade do Bitcoin
Volatilidade do Bitcoin

Bitcoin resiste às notícias negativas

A menor volatilidade em 23 meses chega em um momento com notícias bastante perturbadoras para os mercados. Duas notícias foram destaque na semana passada.

Na quinta-feira (2) a Comissão de Negociação de Futuros e Commodities dos Estados Unidos (CFTC, na sigla em inglês) e o Departamento de Justiça abriu processo contra os fundadores da exchange BitMEX.

Um dia depois, na sexta-feira (3), o presidente Donald Trump testou positivo para Covid-19. A notícia chacoalhou os mercados, pois colocava em xeque a capacidade do presidente manter sua campanha de reeleição.

No entanto, ambas as notícias resultaram em uma queda de menos de 5% para o Bitcoin. Embora pareça muito, é uma baixa “normal” em um mercado frequentemente volátil e inconstante.

Pessimismo aumenta temor entre traders

Mesmo com a baixa volatilidade, muitos traders permaneceram pessimistas durante o fim de semana.

Isso foi visto nas taxas de financiamento perpétuo de futuros nas principais bolsas de derivativos: OKEx, BitMEX e Huobi.

As taxas de financiamento em todas as três bolsas ficaram decididamente negativas na sexta-feira (3). Os traders assumiram uma quantidade crescente de posições vendidas, de acordo com dados da Skew.

As taxas seguiram negativas ao longo do fim de semana. Na BitMEX, por exemplo, a taxa ficou em 0%. Já na Kraken ela atingiu -0,0153%.

Enquanto o mercado digere muitas notícias de uma só vez em um fim de semana tranquilo, alguns compradores começaram a reverter as quedas anteriores.

No momento da escrita desta matéria, o Bitcoin está cotado a R$ 60.620,83, uma alta de 0,90% nas últimas 24 horas.

Leia também: CEO do Twitter: Bitcoin e blockchain são futuro da rede social

Leia também: Bitcoin faz nova aparição na música brasileira

Leia também: Como o valor do Bitcoin é determinado? Entenda o cálculo

Forex Crypto News: Cripto Facil