Bitcoin falha como reserva de valor durante crise do Coronavírus?

Bitcoin falha como reserva de valor durante crise do Coronavírus?

Nem o mais criativo entusiasta cripto imaginaria que um vírus ultracontagioso poderia surgir do nada e acelerar todo o processo de crise financeira já vislumbrado por economistas austríacos. Nas últimas semanas batemos recordes de queda das bolsas mundiais e de ativação de Circuit Breakers – mecanismo que trava as negociações quando há uma queda muito brusca e repentina nos preços dos ativos negociados.

Mas não foram só as bolsas que despencaram. O Bitcoin chegou a cair 50% desde o início de 2020. É nesse momento que surgem os comentários de quem não acredita no Bitcoin, colocando em cheque a convicção dos hodlers e desqualificando o criptoativo como reserva de valor. O Bitcoin tem 11 anos de idade – realmente bem mais novo que o mercado de ações – e está passando pelo primeiro bear market. É o momento perfeito para os apontadores de dedo falarem: “Cadê a sua reserva de valor contra o sistema financeiro tradicional?”.

É óbvio que o Bitcoin nesse momento vai cair, afinal estamos passando por uma crise de liquidez. As pessoas e empresas precisam de dinheiro imediato para suportar o período que vem pela frente e elas vão liquidar posições de onde puderem liquidar, inclusive do Bitcoin.

O Bitcoin cai pois a maioria das pessoas que investe nele ainda está olhando para o preço. Volatilidade é o principal critério que muitos utilizam para justificar seu fracasso como reserva de valor. Mas existe um problema ainda maior que essa crise e a busca por liquidez podem desencadear: a insolvência.

Países, bancos e empresas não vão conseguir pagar suas dívidas. Governos vão imprimir ainda mais dinheiro de forma artificial. Dinheiro que não vai para salvar as pessoas mas para salvar os bancos da falência, emprestar com juros e lucrar ainda mais às custas da perda do poder de compra da população.

Quando a corrida por liquidez se transformar em uma crise de confiança nos governos e desconfiança no sistema financeiro, pode ser que as pessoas percebam os fundamentos do Bitcoin e como ele se descola do mercado tradicional, justamente por não ter um Banco Central manipulando a sua emissão e mudando as regras econômicas no meio do caminho. As pessoas vão desconfiar dessa política monetária, buscar por mais autonomia e tentar sair desse sistema. 

Foi pra isso que o Bitcoin foi criado.

Quando esse dia chegar ele será a melhor, mais valiosa e inconfiscável reserva de valor.

Leia também: Investidores acreditam que o Bitcoin atingirá US$ 8.000 em algumas semanas

Forex Crypto News: Cripto Facil