Binance divulga guia sobre como identificar golpes em DeFi

Binance divulga guia sobre como identificar golpes em DeFi

O ramo de finanças descentralizadas, ou DeFi, é constantemente movimentado por novos projetos.

Essa dinâmica torna difícil acompanhar todos os detalhes dos lançamentos, criando uma abertura para possíveis fraudes. Foi o que aconteceu com as ofertas iniciais de moedas (ICO, na sigla em inglês) em 2017.

Visando auxiliar novos investidores, a Binance lançou um guia para evitar projetos que podem ser golpes.

Entendendo os principais objetivos

O momento é muito oportuno. A Binance Smart Chain, rede da exchange, está vendo uma grande movimentação em volume.

Trata-se de um ecossistema DeFi criado pela própria Binance, que tem atraído novos investidores em razão das baixas taxas.

Tendo em vista que muitos podem se deixar levar, o passo mais simples é entender o objetivo do projeto. Grande parte dos criptoativos do mercado não costumam trazer inovações que fujam do padrão.

Diante disso, o ideal é entender qual é ter sensibilidade para decifrar aqueles que estão tentando apenas chamar a atenção. Isso porque é possível encontrar boas chamadas, porém, com pouca ou nenhuma entrega.

A Binance Academy ainda ressalta que é importante ler os “diferenciais” do projeto. Se um token DeFi se diz o sucessor do Ethereum, é importante avaliar o motivo.

“Já jogou onde?”

O DeFi tem uma ligação direta com códigos abertos, ou open source. Dessa forma, a verificação da atividade do desenvolvedor pode ser mapeada.

Repositórios como o GitHub são um bom lugar para avaliar se o desenvolvedor já atuou em outros projetos.

Para aqueles que ainda possuem um conhecimento um pouco maior em programação, é possível investigar por conta própria e ver se o “interior” do projeto faz sentido.

Caso o programador tenha surgido “do nada” com códigos mirabolantes, é possível que o projeto seja um golpe.

Saber quem estar por trás

Embora Satoshi Nakamoto seja até hoje uma incógnita, o mesmo não pode ocorrer com criadores de projetos recentes. Assim, não é aconselhado confiar em projetos cujos fundadores são desconhecidos.

O motivo é simples: a chance dos responsáveis fugirem com dinheiro de investidores sem que nunca tenham problemas é grande.

Não apenas isso, mas eles podem retornar com novos projetos e enganar mais pessoas.

A Binance Academy ressalta que, apesar das ferramentas de análises atuais, identificar os fundadores ainda é um método muito útil para evitar sofrer golpes.

Leia também: Dash pode dobrar de preço mesmo após valorizar 100%

Leia também: Especialista desmente teoria de concentração de posse no Bitcoin

Leia também: Veterano diz: Bitcoin é o único barco para escapar de pobreza

Forex Crypto News: Cripto Facil