Autoridade diz: bancos centrais comprando Bitcoin está fora de questão

Autoridade diz: bancos centrais comprando Bitcoin está fora de questão

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, confirmou que um euro digital está em desenvolvimento. Além disso, Lagarde falou sobre a relação entre bancos centrais e Bitcoin.

Segundo ela, em breve as nações da Europa devem ter uma moeda digita própria.

Com a emissão de uma CBDC (sigla em inglês para Moeda Digital de Banco Central), para a zona do Euro a presidente do BCE espera atender a demanda das nações por um instrumento de pagamento transnacional adaptado a era da economia digital.

De acordo com o Business Insider, durante uma recente teleconferência, Lagarde disse acreditar que as moedas digitais têm um espaço no futuro sistema financeiro.

Além disso, a executiva destacou que uma versão digital do euro pode ser lançada em aproximadamente quatro anos.

Assim, se o BCE conseguir cumprir este prazo, a CBDC do Brasil, o Real Digital, deve sair antes da europeia. Afinal, o presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, disse que a moeda digital brasileira deve ser lançada em 2022.

O debate em torno dos benefícios da introdução do euro digital vem ocorrendo há algum tempo. Em 2019, por exemplo, Lagarde disse ter observado uma grande demanda por ativos digitais na forma de stablecoins.

Na ocasião, ela alertou que o BCE deveria atender a essa demanda ou correria o risco de ficar para trás.

Bancos Centrais adotarão Bitcoin?

Já no que diz respeito ao uso do Bitcoin pelos bancos centrais como uma moeda de reserva de valor, Lagarde está menos otimista:

“É muito improvável eu diria que está fora de questão.”

Recentemente, a presidente do BCE descreveu o Bitcoin como um “ativo altamente especulativo”. Ademais, apelou aos órgãos reguladores globais para regulamentar ainda mais a principal criptomoeda do mercado.

Nesse sentido, Lagarde disse que vê o euro digital, a moeda do banco central da União Europeia, como uma opção melhor do que o Bitcoin.

Embora seja contrária à adoção do Bitcoin, Lagarde é uma entusiasta da tecnologia blockchain. No ano passado, ela disse que os inovadores em blockchain estão abalando o mundo financeiro tradicional.

Com isso, a tecnologia tem apresentado um impacto claro sobre os participantes do setor, disse Lagarde.

Leia também: Moeda digital da Amazon pode virar realidade em breve

Leia também: Banco mais antigo dos EUA vai fazer custódia de Bitcoin

Leia também: Dogecoin, Cardano e Polkadot ainda podem valorizar mais, revela análise

Forex Crypto News: Cripto Facil