Apoiador do Bitcoin é novo presidente da CVM dos Estados Unidos

Apoiador do Bitcoin é novo presidente da CVM dos Estados Unidos

Elad Roisman foi nomeado para presidir a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).

Caso seja aprovado pelo Senado, Roisman substituirá Jay Clayton, que deixou o cargo na última quarta-feira (23).

O nome de Roisman agradou à comissária Hester Peirce, conhecida defensora do Bitcoin na SEC. Em uma mensagem via Twitter, Peirce parabenizou a indicação e disse aguardar a liderança de Roisman.

“Parabéns, presidente Roisman! Aguardo a sua liderança na SEC”, disse a comissária.

Nome pró-cripto na chefia da SEC

Roisman é membro da SEC desde setembro de 2018. Ele foi nomeado pelo atual presidente dos EUA, Donald Trump, e confirmado pelo Senado dos EUA.

Na época, o comissário chamou a atenção pela sua defesa do mercado de criptomoedas. Ele defendeu que o órgão faça uma “revisão minuciosa” de suas regras sobre o setor de criptomoedas.

“A SEC deve examinar e reexaminar suas regras, regulamentos e diretrizes para garantir que eles ainda estejam trabalhando como pretendido para cumprir a missão do órgão. Isso se manifestou mais recentemente em áreas como proteção de dados e segurança cibernética, bem como o surgimento de novos investimentos e tecnologias, como ofertas iniciais de moedas (ICOs) e blockchain. É essencial que a SEC aborde esses novos desafios de maneira justa e transparente, ofereça clareza e segurança aos mercados e investidores, e aplique as leis e regulamentos que responsabilizam os participantes do mercado”, disse.

A nomeação de Roisman chega em um ponto crítico para a SEC. O órgão lida com processos contra a Ripple, que recentemente foi acusada pela agência de operar vendas ilegais do token XRP.

O fato de Roisman estar no comando da SEC também aumenta significativamente as chances de um ETF vinculado ao Bitcoin ser aprovado nos próximos anos. As tentativas de criação desse fundo foram sistematicamente rejeitadas durante a gestão de Jay Clayton.

Leia também: Entenda a recente valorização do Bitcoin e outras criptomoedas

Leia também: Mais de 5%: instituições superam mais de 1 milhão de Bitcoins adquiridos

Leia também: Bitcoin passará valor da Tesla em 6 meses? Mike Novogratz acredita que sim

Forex Crypto News: Cripto Facil