Ameaça ao Bitcoin? Governos podem usar computação quântica

Ameaça ao Bitcoin? Governos podem usar computação quântica

O matemático Peter Shor disse que as agências governamentais podem ser as primeiras a descobrir uma maneira de permitir que os computadores quânticos quebrem os algoritmos que mantêm o Bitcoin e a Internet seguros.

Em uma entrevista para a Nature Magazine, Shor afirmou que existe uma possibilidade iminente de que os computadores quânticos possam quebrar chaves de criptografia.

As chamadas “RSA” são responsáveis por manter a Internet e as criptomoedas protegidas.

Portanto, o professor de matemática aplicada do MIT, está apreensivo com o futuro do Bitcoin.

NSA pode quebrar o RSA

Para Shor, órgãos governamentais como a Agência de Segurança Nacional (NSA) pode quebrar o RSA:

“As primeiras pessoas que quebrarem o RSA serão a NSA ou alguma outra grande organização. No início, esses computadores serão lentos. Se você tiver um computador que só pode quebrar, digamos, uma chave RSA por hora, qualquer coisa que não seja de alta prioridade ou um risco para a segurança nacional não será quebrado. A NSA tem coisas muito mais importantes para usar seu computador quântico do que ler seu e-mail – eles lerão o e-mail do embaixador chinês”, disse.

Nesse sentido, o matemático acredita que é questão de tempo até que computadores quânticos mais rápidos sejam desenvolvidos.

E esses futuros desenvolvimentos de computação quântica estão no radar dos entusiastas de criptomoedas. Isso porque a tecnologia ameaça quebrar os algoritmos criptográficos que mantêm criptomoedas seguras.

Sobre essa possibilidade, o Fórum Econômico Mundial destacou:

“A capacidade de cálculo absoluta de um computador quântico suficientemente poderoso e com correção de erros significa que a criptografia de chave pública está ‘destinada ao fracasso’. Assim, colocaria em risco a tecnologia usada para proteger muitos dos sistemas e atividades digitais fundamentais de hoje.”

Computação Quântica

Recentemente, a potência industrial Honeywell anunciou que construiu o computador quântico System Model H1. A empresa alega que a máquina gera o maior “volume quântico” de toda a indústria.

O CTO da Ripple, David Schwartz, comentou sobre a possível ameaça da computação quântica para as criptomoedas:

“Acho que temos pelo menos oito anos. Tenho muita confiança de que levará pelo menos uma década antes que a computação quântica apresente uma ameaça. Mas nunca se sabe quando poderá haver um avanço. Eu sou um observador cauteloso e preocupado, eu diria.”

Leia também: Herança em Bitcoin: juristas defendem criação de herança digital

Leia também: 5 indicadores apontam: Bitcoin está próximo de alta nunca vista

Leia também: Eleições dos EUA ocorrem amanhã e podem influenciar o Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil