Alta do Bitcoin pode ser “a mãe de todas as bolhas”, diz Bank of America

Alta do Bitcoin pode ser "a mãe de todas as bolhas", diz Bank of America

A recente alta do Bitcoin está preocupando alguns analistas do mercado financeiro. Entre eles está o estrategista-chefe de investimentos do Bank of America Securities, Michael Hartnett.

O executivo está alertando o mercado sobre uma enorme bolha no Bitcoin. Mais especificamente, Hartnett disse que o BTC pode ser “a mãe de todas as bolhas”.

BTC: Mãe das bolhas

De acordo com o estrategista, a recente alta no preço do Bitcoin pode ser outro caso de mania especulativa.

Em um relatório recente, ele explicou que a ação “violenta” dos preços inflacionários nos mercados ajudou a recuperação do Bitcoin.

Além disso, Hartnett observou que o aumento do preço da principal criptomoeda nos últimos dois anos é muito maior do que os ganhos de outros ativos.

Vale ressaltar que desde o início de 2019, o preço do BTC saltou cerca de 1.000%.

“[O Bitcoin] explode as portas das bolhas anteriores”, disse ele, comparando o desempenho do criptoativo com bolhas anteriores.

A comparação de Hartnett inclui o aumento nos preços do ouro de mais de 400% no final da década de 1970. Ele também menciona o boom das ações japonesas no final de 1980 e o mercado de ações da Tailândia na década de 1990.

Paralelamente, ele também comparou a alta do Bitcoin com as pontocom no final dos anos 1990 e os preços das habitações em meados dos anos 2000.

Nesse sentido, o estrategista destacou que esses setores tiveram ganhos percentuais de três dígitos antes de cair.

Entretanto, o executivo do Bank of America não disse que o preço do Bitcoin vai necessariamente despencar como outras bolhas. 

Ele apenas observou que o aumento nos preços das criptomoedas é um exemplo de comportamento de investimento “cada vez mais especulativo”.

Outros estrategistas preocupados com o Bitcoin

Hartnett não é, no entanto, o único especialista de mercado com receio a respeito das criptomoedas.

O estrategista-chefe de mercado da JonesTrading, Mike O’Rourke, por exemplo, é outro que está preocupado:

“Os caçadores de Bitcoin não estão se protegendo contra um colapso do dólar. Eles estão simplesmente pagando o dobro por um ativo”, disse em relatório publicado na quinta-feira (7).

Quem também relacionou o BTC à uma eventual bolha foi o economista Nouriel Roubini:

“O preço do Bitcoin é totalmente manipulado por um monte de gente, por um monte de baleias”, disse ele no final de dezembro. “Não tem nenhum valor fundamental. Estamos perto do ponto em que a bolha hiperbólica irá estourar.”.

Leia também: Não venda seu Bitcoin ou as baleias vão acabar com você, alerta analista

Leia também: Elon Musk nega receber pagamento em Bitcoin e se arrepende

Leia também: Trader revela como transformou R$ 4 mil em R$ 5,5 milhões com Uniswap

Forex Crypto News: Cripto Facil