Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial investirá em blockchain

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial investirá em blockchain

De acordo com uma publicação feita no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de fevereiro, foi aprovado o plano de ação e orçamento de 2020 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Dentre os vários pontos que serão focados, bem como seus prazos, um dos pontos prioritários descritos no documento – a ser perseguido ainda no primeiro semestre de 2020 – é o aumento de profissionais capacitados em segurança Blockchain para aumento da eficiência da gestão pública.

Blockchain em foco

Do primeiro programa prioritário tem como objetivo geral criar condições necessárias para a promoção da digitalização do setor produtivo brasileiro. O orçamento separado para este programa está previsto em R$25 milhões.

Dentre os sub-tópicos do programa estão o mapeamento das demandas atuais e futuras do setor produtivo alinhadas com a economia digital, além do estímulo a políticas públicas de digitalização do setor produtivo para governos estaduais.

O objetivo destas primeiras partes do programa é aumentar a maturidade digital de empresas do setor produtivo e criar uma melhoria na produtividade. Todos estes pontos do programa estão previstos para serem desenvolvidos ainda no primeiro semestre de 2020.

Também para o primeiro semestre de 2020 está prevista a “Implantação de mecanismos de Segurança no Ambiente Digital”. Para tanto, será criado um “centro de segurança cibernética estruturado para difundir ações de segurança cibernética em órgãos públicos, indústria 4.0 e infraestruturas críticas”, além de difundir o uso destas aplicações na gestão pública.

O resultado previsto, de acordo com o programa, é:

“Aumento da confiança no ambiente digital, aumento da resiliência cibernética de profissionais capacitados em segurança Blockchain para aumento da eficiência da gestão pública.”

Além disso, o plano foca na difusão de tecnologias voltadas a cidades inteligentes, mencionando a área de internet das coisas (IoT). O foco é melhoria na eficiência quando se trata da utilização de recursos público e privado, com foco na qualidade de vida do cidadão.

Leia também: Empresa criada por brasileiros se consolida na Suíça como fintech focada em blockchain

Forex Crypto News: Cripto Facil