Venezuela testa Bitcoin como opção de pagamento por passaporte

Venezuela testa Bitcoin como opção de pagamento por passaporte

Ao que tudo indica, o governo da Venezuela pode estar testando o Bitcoin como meio de pagamento para emissão de alguns passaportes. No entanto, segundo relatos, o serviço estaria disponível apenas para cidadãos venezuelanos residentes em outros países.

A especulação sobre a aceitação da criptomoeda teve início no Reddit. Isso porque, nesta quarta-feira, dia 22 de junho, o usuário iguano80 postou na rede social uma imagem mostrando que o serviço de passaportes do país oferecia o Bitcoin como forma de pagamento. 

O órgão responsável pelo serviço de passaportes no país é o SAIME (Serviço Administrativo de Identificação, Migração e Estrangeiros da Venezuela). Desta forma, caso se confirme, a iniciativa pode ser resultado dos efeitos das sanções econômicas que suspenderam temporariamente os pagamentos com cartão de crédito no país.

Venezuela testa Bitcoin como opção de pagamento por passaporte

Depois disso, no Twitter, o usuário @BTClovera disse ter confirmado a aceitação do criptoativo para cidadãos que morem fora da Venezuela:

#Bitcoin é sem fronteiras, resistente à censura.
Não tem distinção. Direita ou esquerda.
Se eles bloquearem pagamentos para a Venezuela, $BTC corrige isso.

É chato, mas é o que é.

Acabei de verificar pessoalmente e é totalmente verdade. #Venezuela , o serviço de imigração, está aceitando #Bitcoin para pagamentos. Renove o passaporte ou solicite uma extensão [serviço que adiciona dois anos ao passaporte vencido].”

Informação não é oficial

Embora a suposta aceitação do Bitcoin tenha gerado frisson nas redes sociais, ainda não há informações oficiais sobre o serviço.

Além disso, a chefe de imprensa da Superintendência Nacional de Criptomoedas, Marbellis Linares, negou a informação. E que a opção de pagamento Bitcoin não está, de fato, funcionando.

“Não está funcionando, a informação é falsa”, disse Linares, respondendo a um tweet que pedia uma confirmação sobre a aceitação do BTC.

A notícia compartilhada era do portal de notícias CriptoNotícias. Na matéria, o site informava que o SAIME teria ativado o pagamento de passaportes com Bitcoin em sua plataforma digital.

Leia também: Bitcoin pode ultrapassar os R$ 100.000, afirma Mike Novogratz

Leia também: Grayscale imobiliza 10 mil Bitcoins; Entenda como isso afeta o mercado

Leia também: Análise do Bitcoin; Indicador mostra possível queda no BTC

Forex Crypto News: Cripto Facil