VanEck e SolidX retiram proposta de ETF de Bitcoin

A VanEck e a SolidX retiraram sua proposta de ETF de Bitcoin que ainda aguardava aprovação, informou a Coindesk nesta terça-feira, 17 de setembro.

De acordo com um documento divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), a proposta foi retirada no dia 13 de setembro. A proposta passou por vários adiamentos e a SEC tinha até o dia 18 de outubro para determinar se deveria aprovar ou rejeitar o que poderia ter sido o primeiro ETF de Bitcoin dos Estados Unidos.

A notícia chega poucas semanas depois que a VanEck e a SolidX começaram a oferecer ações de um ETF voltado para investidores qualificados (com pelo menos US$100 milhões em ativos pertencentes ou investidos) aproveitando uma isenção da Regra 144A. Nas três semanas desde o primeiro anúncio do produto, uma “cesta” de quatro Bitcoins (no valor de cerca de US$40.000) foi negociada.

A mudança de posição da VanEck foi bastante repentina, visto que em 04 de setembro, o chefe do produto ETF da VanEck Ed Lopez disse à CoinDesk que a empresa continuaria a buscar um ETF de Bitcoin.

“Ainda acreditamos firmemente que o mercado e muitos investidores estariam melhor servidos para ter um produto regulamentado por aí e este é apenas um pequeno passo em direção a isso e, no momento, está disponível apenas para instituições”, afirmou Lopez.

Esta foi a segunda vez que a VanEck e a SolidX retiraram sua proposta. A primeira retirada ocorreu em janeiro, após um prolongado fechamento do governo norte-americano ameaçar uma rejeição forçada da proposta.

A SEC ainda está analisando outras duas propostas de ETFs de Bitcoin. A primeira, feita pela Wilshire Phoenix, incluirá títulos de Bitcoin e do Tesouro dos EUA no Trust, tem prazo de aprovação para o final de setembro, enquanto a segunda, feita pela Bitwise Asset Management na NYSE Arca, tem prazo marcado para 13 de outubro.

Conforme relatado pelo CriptoFácil, a Bitwise anunciou recentemente que o banco BNY Mellon atuaria como o agente de transferência para seu ETF.

Leia também: Bitwise anuncia banco BNY Mellon como administrador de seu ETF de Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil