Unilever, O2 e Sky participam de piloto de blockchain para transparência na publicidade digital

As empresas Unilever, O2 e Sky juntaram-se a outras companhias ao assinarem o programa piloto de blockchain para transparência na publicidade digital liderado pelo Comitê Interindustrial de Padrões da Internet (Jicwebs). O objetivo do projeto é promover mais transparência e confiança na publicidade digital. A informação foi publicada em um relatório da revista da indústria britânica Campaign e reportada pelo site de notícias Cointelegraph, nesta terça-feira, 12 de novembro.

Conforme reportado pelo CriptoFácil em julho de 2019, as marcas McDonald’s, Virgin Media e a Nestlé foram as primeiras a se inscreverem no piloto com suas respectivas agências globais de mídia Zenith, OMD UK e Manning Gottlieb OMD. Essas agências são responsáveis por avaliar o potencial da tecnologia blockchain para atingir os objetivos do programa e aumentar a eficiência operacional no setor de publicidade digital.

Foco na indústria

A iniciativa foi anunciada pela primeira vez em maio de 2019. E além das companhias já citadas, o programa conta ainda com as principais agências de mídia do Reino Unido: a Gumtree, Netmums e Rightmove. 

A cofundadora da Jicwebs, a ISBA (Incorporated Society of British Advertisers), que representa os principais anunciantes do Reino Unido, está realizando um estudo dos principais problemas que afetam o setor de anúncios digitais, no que diz respeito a confiança e segurança da marca.  Desta forma, a auditoria complementará o piloto da Jicwebs que está analisando de que forma a blockchain pode solucionar, de modo definitivo, esses problemas. 

O diretor administrativo da Association of Online Publishers Richard Reeves declarou que essas iniciativas aumentam a transparência e “lançam luz sobre onde os gastos com publicidade estão sendo distribuídos em toda a cadeia de suprimentos digitais”. 

Já o executivo-chefe do Internet Advertising Bureau UK (IAB) Jon Mew observou que a instituição está satisfeita em ver seus membros participarem da iniciativa. E acrescentou:

“Gostaria de incentivar todos os membros do IAB a participarem o piloto de Jicweb.”

Se o piloto for bem-sucedido, a Jicwebs pretende implementar o projeto em 2020, a partir de uma consulta ao setor.

Leia também: Cypherpunk David Chaum lança aplicativo de mensagens com blockchain e foco em privacidade

Forex Crypto News: Cripto Facil