União Europeia desconsidera adotar a Libra e stablecoins semelhantes

A União Europeia (UE) apresentou preocupações em relação aos riscos que a Libra e demais stablecoins representam e, desta forma, o bloco não deverá permitir a adoção das mesmas.

De acordo com uma publicação do G1 do dia 05 de dezembro, a medida reafirma a postura da União Europeia e demais países em relação à Libra, que desde sua gênese gerou preocupação em órgãos reguladores devido ao potencial impacto no sistema financeiro.

Segundo um comunicado conjunto publicado pelos ministros da UE:

“Nenhum acordo global de uma stablecoin deve começar a operar na União Europeia até que os desafios, riscos legais, regulatórios e de supervisão sejam adequadamente identificados e resolvidos.”

Desta forma, a UE reforça que não só a Libra não deve ser aceita no território do bloco, como qualquer outra stablecoin que apresente um porte semelhante.

Foi discutida ainda a regulamentação do mercado de criptoativos. A União Europeia afirmou que seus esforços para regulamentar criptoativos podem fazer parte de um plano global.

Os ministros da UE também elogiaram os esforços do grupo para lançar uma moeda digital emitida pelo Banco Central Europeu, que será pública, conforme noticiou recentemente o CriptoFácil. A moeda digital poderá tornar-se realidade caso as iniciativas privadas não encontrem uma forma de baratear e agilizar as transações.

Uma diminuição no dinheiro em espécie também foi apontada pelo Banco Central Europeu como um motivador para emitir sua moeda digital própria.

Leia também: União Europeia planeja sistema de pagamentos instantâneos para reduzir dependência dos EUA

Forex Crypto News: Cripto Facil