Uma única baleia pode ter manipulado a alta história do Bitcoin em 2017

De acordo com dois acadêmicos dos Estados Unidos, uma única baleia foi responsável pela aumento histórico do Bitcoin de mais de 2.000% em 2017, e ela teria utilizado a exchange Bitfinex para manipular o mercado.

John Griffin, professor da Universidade do Texas, e Amin Shams, professor assistente da Ohio State University, republicaram uma tese surgida em 2018 com algumas atualizações, a principal delas é de que uma única entidade tenha utilizado a exchange Bitfinex para manejar preço do Bitcoin em 2017. Porém, Griffin e Shams não nomeiam a entidade na  publicação.

O artigo, que foi compartilhado com a Bloomberg e foi programado para ser publicado no próximo jornal Financeiro, examinou as transações da stablecoin Tether (USDT) e do Bitcoin (BTC) de o1 de março de 2017 a 31 de março de 2018, concluindo que as compras de BTC na Bitfinex aumentavam sempre que o Bitcoin perdia valor de mercado.

“Nossos resultados sugerem que, em vez de milhares de investidores mudarem o preço do Bitcoin, apenas uma única entidade foi responsável pela mudança”, disse Griffin à Bloomberg, acrescentando: “Daqui a alguns anos, as pessoas ficarão surpresas ao saber que investidores entregaram bilhões a pessoas que não conheciam sem ter a menor consciência do risco do investimento.”

O principal advogado da Bitfinex Stuart Hoegner rejeitou as alegações, dizendo que o documento é “fundamentalmente defeituoso” porque é baseado em um conjunto de dados insuficiente.

Esta é uma clara tentativa de utilizar a chancela da academia para obter dinheiro mercenário. Atualizado ou não, o jornal carece de rigor acadêmico”, disse Hoegner.

No mês passado, a Bitfinex e a Tether emitiram declarações separadas dizendo ter conhecimento de que “um artigo ainda não publicado e sem revisão acadêmica postulava falsamente que as emissões da Tether seriam responsáveis ​​por manipular o mercado de criptomoedas”. No entanto, o documento enviado para a Bloomberg possui revisão acadêmica.

Em seu primeiro artigo, Griffin e Shams disseram que a Tether foi “usada para estabilizar e manipular” os preços do Bitcoin em 2017. Na época, a Bitfinex também rejeitou as alegações, com seu CEO JL van der Velde dizendo:

“Nem Bitfinex, nem Tether já se engajaram em qualquer tipo de manipulação de mercado ou preços.”

Leia também: Pesquisa aponta que as “baleias” estabilizam o mercado

Forex Crypto News: Cripto Facil