Suposta pirâmide financeira OneCoin teria manipulado fóruns para passar credibilidade

Suposta pirâmide financeira OneCoin teria manipulado fóruns para passar credibilidade

A suposta pirâmide financeira OneCoin, que afetou usuários de criptomoedas em todo o mundo, teria usado esquemas de avaliações e perguntas falsas em diversos fóruns da Internet com o objetivo de outorgar credibilidade ao suposto esquema e, desta forma, manter a captação de novos clientes, revela uma pesquisa conduzida pelo Laboratório de Pesquisa Forense Digital (DFRLab) do grupo de reflexão Atlantic Council.

Segundo a pesquisa, plataformas como TrustPilot e Quora foram usadas para atrair investidores por meio de “falsa” interação de pessoas contratadas pela OneCoin para realizar perguntas com o objetivo de “desmentir” boatos sobre o suposto esquema. A atuação programada nos fóruns teria começado logo após a imprensa internacional começar a levantar dúvidas sobre as atividades da empresa que, meses depois, acabou por “fechar” e deixar milhares de clientes sem seus investimentos.

Revisões do TrustPilot da OneCoin com o tempo

De acordo com o relatório, das 579 avaliações no TrustPilot da OneCoin, 90% foram positivas e cerca de 400 das classificações de cinco estrelas foram publicadas em um único mês. O DFRLab afirma que a OneCoin também recebeu algumas classificações de uma estrela, mas essas foram de longe superadas em número por críticas positivas.

“O aumento de outubro de 2019 nas classificações de cinco estrelas, no entanto, indicou um fluxo anormal de críticas favoráveis, assim como as relações públicas e problemas legais da OneCoin aumentaram. Permanece a possibilidade de que o influxo de classificações e resenhas fosse orgânico, embora o momento e o viés extremo fossem altamente suspeitos.”

O DFRLab também encontrou perfis elogiando a OneCoin na plataforma de perguntas e respostas Quora, que mostrou “comportamento estranho”, pois as interações eram feitas com perfis sem fotos, falta de informações biográficas e, principalmente, que só interagiam em temas relacionados à OneCoin.

Leia também: Site da OneCoin é finalmente fechado

Forex Crypto News: Cripto Facil