Solução de pagamentos da Ripple leva à redução de 80% em taxas de remessas internacionais

A SendFriend, empresa de remessas internacionais que utiliza a solução de pagamento On-Demand Liquidity (ODL) da Ripple, alega que a adoção do sistema pelos clientes levou à uma economia de até 80% em taxas de remessa. A informação foi divulgada pelo The Block nesta sexta-feira, 13 de dezembro.

“Empresas como a Western Union podem cobrar até 10% para efetuar uma remessa de dinheiro – nós podemos fazê-lo por 2%”, disse David Lighton, cofundador e CEO da SendFriend, em uma conferência nesta quinta-feira, 12 de dezembro. Lighton explicou que a ODL elimina a necessidade das empresas pré-financiarem suas contas nas moedas de destino e, portanto, a necessidade desse capital de giro.

De acordo com a própria Ripple, a ODL permite que os clientes usem o token XRP “para conectar duas moedas em três segundos”, garantindo pagamentos instantâneos. Com a solução, a SendFriend afirma ser capaz de obter liquidez sob demanda e reduzir os custos de transação em até 75%, disse Lighton, acrescentando:

“Nosso objetivo é repassar essas economias de custos aos nossos clientes.”

A SendFriend atualmente atua nas Filipinas, permitindo que os usuários filipinos enviem e recebam dinheiro. A empresa começou a usar a solução de pagamento XRP da Ripple no início deste ano. A empresa já recebeu o apoio de investidores notáveis, incluindo o banco britânico Barclays, a Fundação MasterCard e a própria Ripple, que participaram uma rodada de investimentos que captou US$1,7 milhão em fevereiro.

Lighton, que é ex-funcionário do Banco Mundial, disse ainda na conferência que altas taxas de remessa são “um problema tão sério que o número dez dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (programa da Organização das Nações Unidas – ONU) tem como meta reduzir o custo dos pagamentos de remessas para 3% até 2030″.

A Ripple disse recentemente que “mais de 20 clientes usam sua solução ODL”, incluindo as empresas de transferência de dinheiro MoneyGram, Viamericas e FlashFX; a goLance, plataforma on-line que conecta empregadores com freelancers, e o provedor de serviços financeiros Interbank Peru.

Leia também: Ripple lança plataforma xSongs para músicos venderem conteúdos por XRP

Forex Crypto News: Cripto Facil