ShapeShift remove taxas transacionais para promover auto custódia

A exchange ShapeShift está implementado um sistema sem taxas que provavelmente afetará a posição de exchanges como Coinbase e Kraken. Conforme noticiou o The Block nesta quarta-feira, 20 de novembro, o CEO da empresa Erick Voorhees afirmou:

“A razão que torna as criptomoedas importantes é que elas permitem às pessoas controlarem seus próprios ativos. Porém, infelizmente, as pessoas dão a custódia de seus ativos à uma exchange.”

A ShapeShift é uma das primeiras exchanges de criptomoedas a instituir um modelo não custodial em 2014, significando que seus usuários guardam seus próprios fundos e chaves privadas, ao passo em que exchanges custodiais como Coinbase e Binance armazenam as chaves e os fundos dos usuários – além de informações sensíveis.

Voorhees completou:

“Esperamos que, ao eliminar a comissão, nós encorajemos as pessoas a utilizarem o modelo de não custódia.”

Todos os usuários da plataforma receberão automaticamente 100 tokens FOX — token de fidelidade disponível para membros da ShapeShift — e poderão continuar a transacionar sem taxas enquanto possuírem os tokens. Dependendo de quantos tokens um cliente possui, eles podem realizar uma certa quantidade de negociações gratuitas a cada 30 dias. A maior diferença entre os tokens FOX e os tokens da Binance, explica Voorhees, é que com a ShapeShift os clientes não perdem os tokens quando utilizam os benefícios.

A ação feita pela ShapeShift afeta a consolidação de valor que ocorre entre as exchanges dos Estados Unidos. A Vanguard aplicou um modelo livre de taxas por um tempo e a Fidelity oferece fundos de índice sem cobrar comissão. Em outubro, algumas corretoras como Charles Schwab e TD Ameritrade também anunciaram a retirada das taxas de comissões em negociações online de ações e ETFs.

A ShapeShift não acredita que cortar taxas afetará sua receita, segundo Voorhees. Além da receita advinda de taxas pagas por usuários que não possuem tokens FOX, a exchange também planeja vender seus tokens para novos clientes da exchange por um serviço de taxas, caso o modelo dê certo. O CEO da exchange prevê um aumento de 30% no volume de negociações.

Exchanges não custodiais permitem um nível maior de anonimato e segurança. Elas não requerem que contas para negociações e são uma alternativa conveniente para pessoas que querem realizar uma troca rápida, ou estão relutantes em confiar a uma exchange suas informações pessoais. Voorhees afirmou:

“Por enquanto, exchanges sem custódia possuem baixa liquidez, preços ruins ou ambos. Acredito que a auto custódia é para onde a indústria das criptomoedas vai se encaminhar a longo prazo.”

A ShapeShift não tem planos de transicionar para uma plataforma completamente descentralizada na qual usuários podem usar contratos inteligentes do Ethereum para negociar tokens. Vendendo-se como uma plataforma “agnóstica em relação às exchanges”, a ShapeShift não planeja se constringir em uma rede que é utilizada quase exclusivamente para negociar tokens Ethereum, segundo Voorhees. Ele finaliza:

“Nosso público alvo é o usuário de criptomoedas normal que possui diversos tipos de criptoativos e quer uma forma segura de guarda-los e negocia-los.”

Leia também: Bakkt lança serviço de custódia e mercado aguarda valorização do Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil