Serpro apresenta sistema de blockchain da Receita Federal bCONNECT durante evento

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa pública e responsável pelo desenvolvimento de soluções em blockchain que vêm sendo usadas pela Receita Federal do Brasil (RFB), destacou que sempre esteve na liderança do desenvolvimento de novas tecnologias para o governo e alguns de seus cases de sucesso foram apresentados na InnovaSummit 2019, considerada a maior conferência de inovação da América Latina. O evento ocorreu de 03 a 05 de outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Segundo o Serpro, Inteligência artificial (IA) aplicada ao Assistente de Composição de Petições da Defensoria Pública da União (DPU), blockchain para o bCONNECT da Receita Federal ou para Contratos Distribuídos são alguns exemplos de projetos mostrados pela empresa e que estão contribuindo para a transformação digital do governo federal.

“O caminho para um Estado inteligente é a inovação, é a utilização correta dos meios tecnológicos disponíveis, como blockchain e IA. Só assim é possível desburocratizá-lo”, destacou Ronaldo Agra, analista da área de processamento de linguagem natural do Serpro e responsável pela condução das mesas redondas promovidas pela empresa.

Agra demonstrou, durante a conferência, um protótipo desenvolvido pelo Serpro que utiliza técnicas de IA para a transcrição e classificação de boletins de ocorrência (BO), outro projeto desenvolvido para o Ministério da Justiça.

No primeiro dia da InnovaSummit, cerca de duas mil pessoas circularam pelo local, marcando presença nas diversas atividades promovidas por especialistas da área de tecnologia.

“Todos com essa vontade de influenciar pessoas e impactar a sociedade, seja nas palestras e conferências do palco principal, nas arenas ou área Expo”, anunciou a apresentadora do evento Maria Paula.

Leia também: Plataforma de blockchain da Receita Federal é tema de debate sobre transformação digital

Forex Crypto News: Cripto Facil