Relatório sugere que a computação quântica impulsionará a indústria de blockchain

Há dois meses, o cofundador da criptomoeda Ethereum (ETH) Vitalik Buterin afirmou que a computação quântica – mais especificamente o computador quântico do Google – não era uma ameaça para as criptomoedas e para a blockchain. E, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa TechNavio, ele estava certo.

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira, 11 de dezembro e noticiado pelo site Decrypt, propõe que o crescimento da computação quântica impactará de forma positiva o mercado de criptoativos e contribuirá significativamente para seu crescimento.  

Demanda por segurança impulsionará o crescimento do setor

De acordo com o estudo, que analisa o mercado de varejo de blockchain, o setor crescerá US$1,52 bilhão até 2023 por conta da “demanda por mais segurança online”. A suposta ameaça às criptomoedas de chaves públicas seria exatamente a responsável por forçar “muitas organizações a desenvolverem soluções blockchain baseadas em computação quântica para permitir uma tecnologia blockchain mais à prova de futuro que não possa ser invadida”. Um trecho do relatório afirma:

“As plataformas de varejo online são mais vulneráveis ​​a hackers e outras violações de dados. Isso aumentou o uso de identidades descentralizadas, como blockchain, para eliminar a incidência de roubo de identidade e fraude de dados no setor de varejo.”

Alguns aspectos ajudariam a garantir a segurança de dados, como por exemplo, o gerenciamento de identidade da blockchain. Isso porque essa ferramenta permite que os usuários finais controlem diretamente quem poderá ver suas informações e o quanto de informações estará disponível. Segundo o relatório, isso teria um impacto positivo sobre o crescimento do mercado global de blockchain no setor de varejo.

Um analista sênior do Technavio afirmou também que o processo de regulamentação de segurança também contribuirá para esse cenário:

“O aumento das regulamentações de segurança cibernética e o advento do blockchain como serviço são outros fatores que impulsionarão ainda mais o crescimento do mercado durante o período de previsão”, disse.

Leia também: Andreas Antonopoulos afirma que supremacia quântica do Google não tem impacto no Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil