Relatório da Moody’s expõe possível padronização da blockchain até 2021

Conforme o relatório publicado pela Moody’s, empresa norte-americana de serviços financeiros e negócios, é provável que ocorra uma padronização nas blockchains até 2021. Segundo o relatório, seria positivo para futuras securitizações que utilizariam a tecnologia, pois, uma vez realizada, economizaria tempo e custo por meio da disponibilidade mais rápida de dados, eliminação maciça de partes intermediárias e automação.

O futuro padrão da blockchain que surgirá até 2021 funcionará como um crédito positivo para securitizações que utilizam a tecnologia, promovendo benefícios como melhor interoperabilidade e outras eficiências operacionais, disse a Moody’s Investors Service através do relatório publicado nesta semana.

“A padronização da tecnologia blockchain tornaria seus benefícios mais acessíveis para securitizações”, disse Frank Cerveny, vice-presidente de pesquisa da Moody’s. “A padronização melhoraria a interoperabilidade entre sistemas e participantes do mercado, mas também reduziria a concentração de contrapartes, riscos operacionais, legais e regulatórios para transações que usam a tecnologia Blockchain.”

A padronização melhoraria a interoperabilidade entre as blockchains e seus aplicativos, bem como entre sistemas de TI legados, facilitando o estabelecimento de ecossistemas baseados em blockchain, reduzindo eventualmente a necessidade de processos de reconciliação longos e redundantes entre as partes da transação, desta forma, propiciando a interoperabilidade das transações.

A padronização global da blockchain será encabeçada principalmente pela International Organization for Standardization (ISO), como já noticiado pelo CriptoFácil. Atualmente, existem muitas blockchains independentes desprovidas de padronização e interoperabilidade, limitando os ganhos de eficiência operacional e aumentando os riscos de investimento. Portanto, a padronização poderá ser fator determinante para a difusão da tecnologia.

Leia também: Mastercard pretende criar plataforma de pagamentos transfronteiriços com blockchain

Forex Crypto News: Cripto Facil