Rede EOS apresenta sério problema de centralização

Novas afirmações sobre a rede EOS alegam que ela é mais centralizada do que parece. De acordo com um de seus próprios produtores de blocos, a EOS New York, pelo menos seis outros produtos de bloco são detidos por uma única entidade. Conforme noticiado pelo Decrypt em 28 de novembro, a EOS New York pediu para que todos eles sejam removidos.

A rede EOS é operada por 21 produtores de blocos que podem ser tirados ou incluídos por meio de voto, o que gera uma “briga” pelo top 21. Se uma pessoa conseguir controlar a maioria dos produtores, ela poderá realizar ações nefastas, como censurar transações. Existem alguns problemas com esse modelo, notadamente a dificuldade de dizer se produtores de bloco estão agindo em conjunto – o que parece ter acontecido no passado. Parece que este mesmo problema está voltando para assombrar a rede.

A EOS New York publicou em seu Twitter os registros dos seis produtores de blocos, mostrando que eles foram registrados ao mesmo tempo, pela mesma pessoa (ou organização). Os seus produtores de bloco são “stargalaxybp, validatoreos, eoszeusiobp1, eosunioniobp, eosathenabp1 e eosrainbowbp”.

“Seus produtores de bloco da EOS são geridos por uma única entidade. Isso é inaceitável. Nós requeremos as assinaturas dos 50 primeiros produtores registrados para que todos os detentores de token saibam quem concorda e quem discorda dessa situação imprópria.”

Usuários do Twitter expressaram reações mistas acerca desta informação. Alguns disseram que esse tipo de relato é um jogo que requer muito esforço para pesquisar, sendo apenas uma correção temporária. Isso porque é fácil para os produtores de bloco esconderem conluios, sendo mais difícil para pessoas bem intencionadas desmarcara-los.

Houveram relatos no passado de conluio entre produtores de blocos na rede EOS. À época, a produtora de bloco Block.one afirmou que já estava ciente de alegações sobre votações irregulares para eleger produtores de bloco.

Recentemente, a própria EOS New York foi tirada dos 21 maiores produtores de blocos, mesmo tendo ajudado a EOS por mais de um ano e possuindo um amplo suporte. Observadores da situação alegaram que um grupo de produtores de blocos chineses se uniram para que a EOS New York fosse retirada.

Os defensores da EOS alegara que sua constituição um sistema de regras que se aplica a todos os usuários da rede, preveniria esse tipo de comportamento. Porém, a constituição foi quebrada pelos produtores de bloco em abril, quando eles a substituíram por um novo acordo – violando a regra de que ela só poderia ser substituída por meio de uma votação, que deveria seguir certos critérios.

Entretanto, parece que este novo acordo entre usuários foi igualmente ineficaz.

Leia também: União Europeia planeja sistema de pagamentos instantâneos para reduzir dependência dos EUA

Forex Crypto News: Cripto Facil